“Sujeito de aparência africana”: Dono da RedeTV ataca imigrantes e cita supremacista branca

Atualizado em 14 de julho de 2025 às 19:09
Jair Bolsonaro e o dono da RedeTV, Marcelo de Carvalho

O empresário Marcelo de Carvalho, sócio e vice-presidente da RedeTV, gerou controvérsia nas redes sociais ao comentar um assalto ocorrido com um parente na Espanha.

Em publicação no X, ele escreveu: “O irmão de meu filho mais velho acaba de ser assaltado em Barcelona. Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo. Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”.

Bolsonarista e vira-lata, Carvalho reforçou seu posicionamento ao publicar um vídeo da influenciadora e ativista de extrema direita holandesa Eva Vlaardingerbroek, conhecida por declarações contra imigrantes e instituições democráticas.

“Muitos especialistas dizem que uma guerra civil é iminente. Mas nossa realidade é pior: numa guerra civil, há dois lados lutando. Aqui na Europa, só um lado está. E não é a população branca nativa. Em vez disso, estamos tentando constituir mudanças por meio de um sistema ‘democrático’ que está quebrado”, disse ela.

Eva ficou mundialmente conhecida após ser entrevistada por Tucker Carlson, jornalista americano ligado a Donald Trump. Formada em Direito e especializada em filosofia jurídica, ela é adepta da “grande substituição”, teoria conspiratória racista que vem ganhando força nas redes sociais e em círculos da ultradireita global.

Seus defensores alegam que populações da Europa e EUA estariam sendo deliberadamente “substituídas” por imigrantes não brancos, em um suposto “genocídio branco”.

Para esses grupos, há uma ordem racial ideal em que acreditam ocupar o topo. A origem da teoria remonta à França. Foi formulada em 2010 pelo escritor Renaud Camus, no livro que leva o mesmo nome: “Grande Substituição”. Desde então, ganhou adeptos entre identitários de extrema direita e influenciou políticos como Éric Zemmour, ex-candidato à presidência francesa.