Superlive de domingo – Vai vendo, Brasil: Paulo Guedes tem offshore milionária em paraíso fiscal

Atualizado em 3 de outubro de 2021 às 17:39
Veja o Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Paulo Guedes é o assunto. AO VIVO. Fabrício Rinaldi analisa as últimas notícias e conversa com a escritora Olga Curado e com o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno. Moderação: Sara Goes. No segundo bloco Pedro Zambarda conversa com o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida, o Kakay.

LEIA MAIS:

1 – Fakhoury será convocado “imediatamente” para a CPMI das Fake News, diz Frota

2 – Carluxo duvida de agressão a Ciro e diz que é “papinho” para a terceira via

3 – Sócios da Prevent Senior, MRV, Riachuelo e outras empresas têm offshores em paraísos fiscais

A offshore de Paulo Guedes

Em 24 de setembro de 2014, com o mercado financeiro cada vez mais agitado diante da iminência da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o Banco Central interveio para conter a alta do dólar. No dia seguinte, o economista Paulo Guedes, então sócio da Bozano Investimentos, uma gestora de recursos, tomou uma providência para manter parte da sua fortuna longe das turbulências da economia brasileira: fundou a Dreadnoughts International, uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal no Caribe.

Nos meses seguintes, ele aportaria US$ 9,54 milhões — o equivalente, hoje, a mais de R$ 50 milhões — na conta da offshore, numa agência do banco Crédit Suisse, em Nova York.

Segundo a reportagem do site Metrópoles, a abertura de uma offshore ou de contas no exterior não é ilegal, desde que o saldo mantido lá fora seja declarado à Receita Federal e ao Banco Central. Mas, no caso de servidores públicos, a situação é diferente.

O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais.

Veja a Superlive de domingo