Transcrições do que seriam os áudios dos momentos finais dos tripulantes do submergível Titan, da OceanGate, viralizaram nas redes sociais. O material em questão foi publicado por uma TikToker e divulgado por um jornal estadunidense.
Os áudios, ainda não confirmados pela OceanGate, relatam as palavras finais compartilhadas entre alguém a bordo do submarino, presumivelmente o CEO da OceanGate, Stockton Rush, e a equipe de sua nave-mãe, o Polar Prince.
O material levantou uma série de preocupações, principalmente ao sugerir que os passageiros estavam cientes dos problemas com a embarcação cerca de 18 minutos antes de sua implosão que culminou na morte de todos que estavam a bordo do veículo.
“Aproveitem o mergulho, senhores”, disse o Polar Prince antes de instruir o Titan a realizar uma “verificação de sistemas” e conceder luz verde para que eles continuassem a missão.
“Todos os sistemas estão funcionando normalmente. Estamos em boa forma. Continuando nossa descida conforme planejado”, anunciou o submarino às 8h34.
Cerca de 15 minutos depois, eles confirmam que “todos os sistemas [estão] estáveis” e que a descida está “continuando conforme o planejado”.
Ao chegarem aos 75 minutos de descida, eles ainda dizem que está tudo “sob controle” e que estão “curtindo o passeio”.
No entanto, 10 minutos depois, as coisas começam a dar errado.
De acordo com a transcrição, às 9h28 a tripulação do Titan notou um alarme do Sistema de Monitoramento em Tempo Real (RTM).
Todos concordam que devem abandonar a descida e começar a subir.
A subida, entretanto, é muito mais lenta do que o esperado e, quando eles fornecem a atualização final, o RTM mostra que algo está errado.
Continuam: “Não conseguimos ler você. Estamos nos movendo para as coordenadas de recuperação. Reporte se você leu.”
O Titan só foi responder às 9h57: “Por favor, responda se puder”. Esta foi a última mensagem do submergível. Presume-se que o acidente tenha ocorrido logo em seguida.
O submarino desapareceu no dia 18 de junho e teve sua implosão confirmada pela companhia responsável no dia 22 de junho. O titan levava cinco tripulantes no total, e fazia uma expedição rumo aos destroços do Titanic. Todos que estavam a bordo morreram.