Supremacista branco que atuou em Charlottesville morre dias antes de julgamento por tráfico de drogas

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 às 17:47
Teddy Von Nukem em Charlottesville

O homem que apareceu em uma das imagens mais assustadoras do comício de supremacistas brancos de 2017 em Charlottesville, Virgínia, nos EUA, se matou antes de ser julgado por acusações de tráfico de drogas.

Teddy Von Nukem faleceu mais de cinco anos depois que uma imagem viral mostrava ele e outros racistas segurando tochas durante uma manifestação que se transformou em violência.

Ele deveria comparecer ao tribunal federal do Arizona em 30 de janeiro, mas faltou no primeiro dia. Atirou em si mesmo do lado de fora de sua casa no Missouri.

O relatório da autópsia indicou que notas de suicídio foram encontradas no local para as autoridades e seus filhos.

“No entanto, a caligrafia é um tanto inconsistente”, diz o relatório do legista.

Von Nukem, 35, estava entre as centenas de extremistas que compareceram ao protesto em 12 de agosto de 2017, que incluiu vários grupos de supremacia branca e neonazistas, e levou à morte da ativista Heather Heyer.

Ele ajudou a organizar o comício “Unite the Right” e era um apoiador de Donald Trump. “A manifestação não foi uma manifestação racista”, afirmou em 2017. “Foi uma manifestação para salvar nossa história.”

“Não me importo de mostrar solidariedade a eles”, acrescentou Von Nukem, argumentando que os brancos estão em desvantagem na sociedade atual.

Von Nukem estava supostamente envolvido no tráfico federal de drogas. Tentou entrar nos Estados Unidos vindo do México em 2021 com 15 quilos de comprimidos que deram positivo para fentanil.

Embora ele negasse saber que as drogas continham fentanil, admitiu ter tentado o contrabando, afirma a acusação.

Seu obituário diz que ele era casado e pai de cinco filhos que “gostava de visitar as pessoas, conversar com estranhos, meditar, jogar videogames e jogos de tabuleiro. Acima de tudo, adorava dançar com cada uma de suas filhas todas as noites quando voltava do trabalho”.

“Algumas pessoas conheciam Ted e entendiam que ele era um tipo diferente de sujeito e tinha visões diferentes das coisas, mas ele daria a camisa que vestia se você pedisse ou precisasse”, disse o obituário.

Depois que Von Nukem não compareceu em seu julgamento, o juiz emitiu um mandado de prisão, mas quando foi descoberto que ele estava morto, o caso foi encerrado.