Surtado, Guedes diz que “é mentira” que 33 milhões de brasileiros passam fome

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 17:06
Paulo Guedes
Governo concedera reajuste para policiais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (21) que “é mentira” que 33 milhões de brasileiros passam fome. A declaração do ministro ocorreu durante evento do setor automotivo em São Paulo.

Guedes defendeu que os dados são falsos ao fazer uma comparação com outras economias e dizer que o desempenho brasileiro está melhor. “Isso são fatos econômicos, não adianta. A tática política é de barulho: 33 milhões de pessoas passando fome. É mentira, é falso. Não são esses os números”, disse.

O ministro, porém, não falou quais seriam os números corretos na avaliação dele. O dado questionado por Guedes está no Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, o qual aponta que 33,1 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave, quando não há garantia de acesso à alimentação em quantidade suficiente.

A pesquisa Datafolha divulgada em agosto indica que um em cada três brasileiros disse não ter comida suficiente. O número de pessoas com alimentos insuficientes para se alimentar passou de 26% em maio para 33% em julho.

“O consumo dos mais frágeis está garantido com a transferência de renda. Por isso, é impossível que tenha 33 milhões de pessoas passando fome. Elas estão recebendo três vezes mais do que recebiam antes. E mesmo que tenha tido inflação e aumento de preço, não multiplicou por três, então o poder de compra está mais do que preservado”, afirmou Guedes.

O ministro disse ainda que as políticas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, representam 1,5% do PIB, que, segundo Guedes, antes, o percentual era de 0,4%. “Nós estamos transferindo três vezes mais recursos para os frágeis”, declarou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link