Suspeito na rachadinha do Carluxo, amigo de Bolsonaro era ‘tutor’ dele na Câmara

Atualizado em 13 de maio de 2023 às 14:20
Carlos Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Suspeito de integrar um esquema de rachadinhas no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), Jorge Luiz Fernandes, de 73 anos, foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser tutor do filho na Câmara de Vereadores do Rio.

Segundo o Estadão, Fernandes é investigado pelo Ministério Público por receber depósitos de outros servidores que somam no total R$ 2 milhões. Além dele, a sua mulher também é contratada no gabinete de Carluxo e suspeita de participar do esquema.

Fernandes é amigo da família há pelo menos 25 anos e foi funcionário de Bolsonaro em Brasília antes de ser tutor de Carlos. Ele ocupa a vaga de conselheiro do filho do ex-mandatário desde 2001, quando o vereador assumiu, aos 18 anos, o primeiro mandato. A partir de 2018, passou a chefiar o gabinete.

A equipe do gabinete do vereador foi completada com a nomeação da mulher de Fernandes para uma das vagas comissionadas. Regina Célia Sobral Fernandes foi citada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como uma das funcionárias que fez depósitos na conta do chefe de gabinete. Segundo os procuradores, ela recebeu um salário bruto médio de R$ 7,4 mil.

Ainda em Brasília, o militar reformado atuou por seis meses como assessor do então deputado federal Jair Bolsonaro, função que exerceu de julho de 1999 a dezembro de 2001.

Regina não foi a primeira parente de Fernandes a atuar nos gabinetes da família Bolsonaro. Outros dois parentes do atual chefe de gabinete de Carlos também trabalharam para Bolsonaro na Câmara. Um deles foi o cunhado Carlos Alberto Sobral Fernandes, lotado de 1995 a 1997, e a outra, a ex-cunhada Maria Janice Andrade Franco, de 1991 até setembro de 2000.

Jorge completa 23 anos em 2023 como funcionário comissionado. A sua carreira foi construída em paralelo às suas funções como militar. Ele foi reformado apenas em 2005.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link