Tábata Amaral posta VÍDEO histórico de Mujica, esconde crédito e autor reclama

Atualizado em 21 de outubro de 2020 às 18:39
Tábata Amaral posta VÍDEO histórico de Mujica, esconde crédito e autor reclama. Foto: Reprodução/Facebook

O jornalista brasileiro Rogério Tomaz Jr., que faz mestrado e mora na Argentina, traduziu a última fala de José Mujica no Senado Uruguaio antes do ex-presidente se retirar da vida política.

O material viralizou no Brasil.

Nomes como Marcelo Freixo, Jandira Feghali, Natalia Bonavides, e muitos outros, compartilharam na íntegra com os devidos créditos.

Tabata do Amaral, que ressaltou que os jovens são a força da mudança do legado deixado por Mujica, ressaltando a ética e a justiça, resolveu usar o material, cortando exatamente no momento dos créditos do jornalista.

É obvio que o jornalista reclamou – e com toda a razão.

A deputada considerada de esquerda para a velha imprensa emendou e a coisa ficou ainda pior: reeditou o texto e disse que o vídeo é de Rogério Tomaz Jr.

Não é.

Seu crédito é pelo trabalho de edição e tradução do material, para que centenas de milhares de brasileiros possam ter acesso a um material histórico, que ficará para a eternidade.

O vídeo, como Rogério Tomaz deixa claro, pertence ao acervo do Senado do Uruguai.

PS: Tabata tirou o vídeo do ar depois da crítica.

Ontem o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica renunciou ao cargo de senador e aproveitou para falar sobre o papel da nova geração no resgate da boa política. Eu acredito que nós, jovens, precisamos ocupar a política e transformá-la em um espaço mais ético, justo e representativo. Nós somos a força dessa mudança! Esse é um caminho desafiador e, para os dias difíceis, que lembremos dessa mensagem de esperança: “triunfar na vida é levantar e recomeçar cada vez que se cai”. Juntos somos mais fortes ??Vídeo: Rogério Tomaz JR

Posted by Tabata Amaral on Wednesday, October 21, 2020