“Tabefe no rosto”: vice-presidente da Confederação Israelita é acusado de agredir idosa

Atualizado em 22 de dezembro de 2020 às 21:23
Ary Bergher

A organização ‘Judeus pela Democracia’ foi às redes sociais nesta terça (22) se posicionar contra o vice-prefeito da Confederação Israelita, Ary Bergher, que teria agredido idosa.

“Em 2018, o então recém-eleito presidente da FIERJ agrediu a Sra. Fanny Feldman Schneider, de 90 anos de idade, no festival de danças da Hebraica-RJ”, conta a organização em post no Facebook.

Junto ao texto é compartilhado o link de um abaixo-assinado e também o relato de Fanny Feldman Schneider.

Leia íntegra da publicação abaixo:

A CONIB NÃO PODE TER UM VICE-PRESIDENTE AGRESSOR DE IDOSAS.
Em 2018, o então recém-eleito presidente da FIERJ agrediu a Sra. Fanny Feldman Schneider, de 90 anos de idade, no festival de danças da Hebraica-RJ.
Pressionado pela comunidade e pela opinião pública, ele se afastou da presidência. Agora, pouco mais de dois anos depois da agressão, ele foi nomeado vice-presidente da CONIB e já exerce o cargo.
Motivados por uma carta de revolta escrita pela senhora agredida, mais de 1000 pessoas assinaram um abaixo-assinado enviado à CONIB solicitando o afastamento do Vice-Presidente da entidade. O documento foi enviado à CONIB no dia 11 de dezembro e nenhuma resposta foi dada até o momento.
Diante da falta de resposta da Confederação, a decisão foi de divulgar abertamente nas redes para ver se a CONIB se sensibiliza com a Sra. Fanny e todos os que assinaram a carta e toma uma atitude diante da situação.
Importante deixar claro que esta não é uma iniciativa do Judeus pela Democracia. Apenas, como todos que assinaram a carta, nos revoltamos com os acontecimentos.
Enquanto isso, seguimos aguardando um posicionamento da CONIB sobre o exercício da posição de VP da instituição por um agressor de idosas.
O link para o abaixo-assinado:
Abaixo reproduzimos a carta escrita pela Sra. Fanny:
“CONIB E FIERJ
À COMUNIDADE JUDAICA DO BRASIL.
Eu, FANNY FELDMAN SCHNEIDER, do alto dos meus 90 anos, venho a público trazer toda a minha revolta, indignação e lamentar a atitude das entidades representativas das comunidades do Rio de Janeiro – FIERJ e do Brasil – CONIB, ao prestigiar o Sr. ARY BERGHER para Diretoria das referidas entidades.
Esse senhor, se assim pode ser chamado, me agrediu física e moralmente , com palavras de baixo calão, em Outubro de 2018, no encerramento do Festival de Danças Israel da Hebraica-Rio, onde eu ocupava o cargo de Vice-presidente Cultural.
Estaria reagindo da mesma forma, se outra pessoa, mulher ou homem, passasse por situação semelhante.
Na ocasião, recebi uma onda de solidariedade, não só do Brasil, como também do Exterior.
Como vimos, não é um nome digno de representar qualquer Federada. Sinto-me agredida novamente, sinto o tabefe no meu rosto e soam as palavras de baixo calão. Às Federadas que se omitiram com essa nomeação, principalmente as femininas, meus pêsames.
Informo que a partir desta data, afasto-me da Comunidade, enquanto tivermos lideranças desta estirpe.
Espero que compreendam o meu desabafo.”