Tarcísio demite secretário que denunciou fraude em obras do governo de SP

Atualizado em 28 de agosto de 2023 às 12:51
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Adriano Machado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), exonerou o número dois da Secretaria de Agricultura do estado, Marcos Renato Böttcher. Ele ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta e sua demissão foi publicada nesta segunda (28) no Diário Oficial.

Segundo o Governo de São Paulo, o motivo da exoneração foi “uma troca técnica”, mas Böttcher foi responsável por entregar um relatório com denúncias de fraude na construção de estradas rurais do programa “Melhor Caminho” ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo a denúncia, o governo pagou R$ 200 milhões por obras que não foram concluídas e outros R$ 300 milhões foram gastos sem cumprir protocolos internos de qualidade das obras. Segundo o Estadão, um grupo ligado ao deputado estadual Itamar Borges (MDB) vinha fazendo pressão pela troca de Böttcher.

Tarcísio ainda pretende exonerar Antônio Junqueira, titular da Agricultura, e Roberto de Lucena, do Turismo. Eles são citados como nomes da gestão estadual que não correspondem às expectativas no cargo.

Em maio deste ano, o DCM revelou, com exclusividade, que Tarcísio tem se aproveitado de uma lei da gestão de João Doria para entregar terras devolutas do estado a “grileiros” particulares. Uma das pessoas envolvidas no caso é Claudia Irene Tosta Junqueira, dona da “Fazenda São João”, em Marabá Paulista, e familiar do titular da Agricultura.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link