Tarcísio e Zema influenciam mais do que Bolsonaro nas eleições de 2024, diz pesquisa

Atualizado em 7 de junho de 2024 às 17:27
Governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), possuem maior influência nas eleições municipais das capitais de seus estados do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos são aliados do ex-chefe do Executivo.

A pesquisa, realizada pela empresa100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência e Apex Partners, foi divulgada nesta sexta-feira (7) pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

No cenário paulistano, o levantamento mostra que 17,6% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em um candidato apoiado por Tarcísio para a prefeitura de São Paulo, enquanto 16,9% dos eleitores disseram que votariam no indicado de Bolsonaro.

Em Belo Horizonte, a influência de Zema é ainda maior. Segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados alegaram que votariam no candidato indicado pelo governador mineiro. Apenas 20,8% dos entrevistados dissessem que seguiriam a escolha do ex-presidente.

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Foto: Estadão Conteúdo

O mesmo não ocorre no Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro apresenta menor influência política na escolha do próximo prefeito ou prefeita da capital fluminense.

De acordo com o levantamento, 7,6% dos entrevistados considerariam a indicação de Castro. Em contraste, 23,8% dos eleitores afirmaram que votariam no candidato apoiado por Bolsonaro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link