Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), possuem maior influência nas eleições municipais das capitais de seus estados do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos são aliados do ex-chefe do Executivo.
A pesquisa, realizada pela empresa100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência e Apex Partners, foi divulgada nesta sexta-feira (7) pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
No cenário paulistano, o levantamento mostra que 17,6% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em um candidato apoiado por Tarcísio para a prefeitura de São Paulo, enquanto 16,9% dos eleitores disseram que votariam no indicado de Bolsonaro.
Em Belo Horizonte, a influência de Zema é ainda maior. Segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados alegaram que votariam no candidato indicado pelo governador mineiro. Apenas 20,8% dos entrevistados dissessem que seguiriam a escolha do ex-presidente.
O mesmo não ocorre no Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro apresenta menor influência política na escolha do próximo prefeito ou prefeita da capital fluminense.
De acordo com o levantamento, 7,6% dos entrevistados considerariam a indicação de Castro. Em contraste, 23,8% dos eleitores afirmaram que votariam no candidato apoiado por Bolsonaro.