
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), evitou tratar da eleição presidencial de 2026 durante encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (29), conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
A decisão, segundo relatou a aliados, foi para não causar desconforto ao ex-capitão, que está inelegível e se aborrece com o tema.
De acordo com relatos, Tarcísio afirmou que preferiu não tocar em assuntos delicados como a disputa eleitoral. Ele contou que a conversa girou em torno do futebol, especialmente da rodada do Campeonato Brasileiro. O governador tem repetido que foi apenas “visitar um amigo” e que seu objetivo era ajudá-lo a “ficar em paz”.
Apesar da versão de Tarcísio, parte dos aliados de Bolsonaro vê com ceticismo a justificativa. A leitura é de que o ex-presidente pode ter pedido ao governador que se afaste, por enquanto, da corrida presidencial, mantendo espaço livre para que a direita decida seu caminho mais à frente.
Após a reunião, Tarcísio declarou a jornalistas que será candidato à reeleição ao governo paulista. O encontro também contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, que afirmou que, independentemente dos rumos de 2026, ele e o pai caminharão juntos com o governador.
Estratégia de Bolsonaro
Para dirigentes do Centrão, Bolsonaro pretende segurar a antecipação do debate eleitoral e manter sob sua influência os diferentes nomes da direita. A expectativa é que Tarcísio volte a ser apontado como opção ao Planalto até o fim do ano, quando o cenário político estiver mais claro.
Após visitar Jair Bolsonaro nesta segunda (29), o governador Tarcísio de Freitas afirmou que deve ser candidato à reeleição em 2026, acrescentando que tem apenas gratidão e não interesses em relação ao ex-presidente 📲📰 https://t.co/KNrEL2N7vh
🎦Carolina Linhares/Folhapress pic.twitter.com/sRRSlRRaci
— Folha de S.Paulo (@folha) September 30, 2025