
Se as eleições para o governo de São Paulo fossem hoje, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria ampla vantagem sobre seus adversários. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta (22), ele soma 43% das intenções de voto, mais de 20 pontos à frente do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que aparece com 21%.
Na terceira colocação surge a deputada federal Érika Hilton (PSOL), com 8%. Mais atrás estão o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com 3%, e o empresário Luiz Felipe d’Ávila (Novo), com 2%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
O levantamento também mostrou que 7% dos eleitores estão indecisos e 16% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou se abster do pleito previsto para outubro de 2026.

Além da intenção de voto, a pesquisa avaliou a percepção sobre a gestão atual. Questionados se Tarcísio merece um novo mandato, 56% dos paulistas responderam positivamente, enquanto 36% disseram que não. Outros 8% não souberam ou preferiram não responder.
Em comparação com o levantamento de fevereiro, a variação foi mínima: na ocasião, 55% defendiam a reeleição do governador, enquanto 36% eram contrários. Os números se mantiveram estáveis dentro da margem de erro.

A aprovação do governo estadual também foi analisada. Segundo a Genial/Quaest, 60% dos eleitores aprovam a gestão de Tarcísio de Freitas, enquanto 29% desaprovam. Outros 11% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto em todo o estado de São Paulo. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.