
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será submetido a um procedimento médico na tarde de domingo (3), no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. De acordo com o governo estadual, ele passará por uma radioablação por ultrassonografia de tireoide, técnica minimamente invasiva que utiliza radiofrequência para destruir nódulos guiada por ultrassom. Com informações da Folha de S.Paulo.
A previsão é que o governador receba alta no mesmo dia e, na segunda-feira, retome as atividades com agenda interna no Palácio dos Bandeirantes.
O procedimento médico de Tarcísio coincide com um ato organizado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado para a avenida Paulista, em São Paulo, com o lema “Reaja, Brasil”. O governador não deverá comparecer à manifestação.
O político tem sido citado como potencial presidenciável em 2026, mesmo sem o apoio direto de Bolsonaro, que está inelegível. A movimentação política sinaliza o início das disputas internas no campo da direita.
Tarcísio de Freitas vem evitando declarações públicas após o anúncio das tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O governador se desgastou com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, ao tentar articular uma solução diplomática para o impasse sem envolver a pauta da anistia a Bolsonaro.
“É hora dos homens tirarem os adultos da sala”, escreveu Eduardo nas redes sociais, em 27 de julho. A crítica, embora indireta, foi interpretada como resposta à fala do governador de São Paulo no evento Expert XP 2025, em que ele defendeu negociações discretas e profissionais com parlamentares e empresários norte-americanos.
É hora dos homens tirarem os adultos da sala.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 27, 2025