
Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), decidiram não comparecer à cerimônia de abertura da Agrishow, principal feira do agronegócio do país, em Ribeirão Preto, neste domingo, 28. Enquanto isso, a feira prosseguia com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).
No ano anterior, Fávaro havia sido “desconvidado” da abertura do evento devido à presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que gerou polêmica e até ameaça de retirada de patrocínio. Desta vez, Bolsonaro, Tarcísio e Caiado marcaram presença no ato em apoio ao ex-presidente.
A Agrishow adaptou a programação para evitar conflitos: a cerimônia oficial ocorreu no domingo, enquanto a abertura ao público em geral ficou para segunda-feira. A organização, por sua vez, nega que a mudança esteja relacionada ao episódio anterior e destaca que trará benefícios para todos os envolvidos.
Caiado e Tarcísio são cotados como possíveis sucessores de Bolsonaro em 2026. Enquanto o governador goiano demonstra interesse em concorrer ao cargo, o paulista sinaliza preferência pela reeleição. Recentemente, participaram de um painel com ares de debate eleitoral.
Bolsonaro, por sua vez, liderou uma motociata e recebeu apoio entusiasmado ao chegar ao local do discurso em Ribeirão Preto, acompanhado de aliados como o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Durante o evento, o ex-presidente elogiou Tarcísio e enfatizou a importância de seu governo.
O ex-ministro retribuiu os elogios e destacou a “saudade” da população por Bolsonaro, enfatizando o legado do ex-presidente. Bolsonaro, por sua vez, enfatizou a necessidade de virar a página da eleição de 2022 e criticou o governo Lula, afirmando ser o “ex mais amado do Brasil”.
Não se deixem enganar por manchetes de jornais, o Tarcisio está com o Mito sempre. pic.twitter.com/VAJl4rK50d
— ?? Galo Miray ?? (@GaloMiray) April 28, 2024