Tarcísio recebe autorização de Moraes para visitar Bolsonaro na Papudinha

Atualizado em 20 de janeiro de 2026 às 12:39
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça (20) a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro vai ocorrer na unidade prisional conhecida como “Papudinha”, em Brasília.

A visita foi marcada para quinta (22), no horário das 8h às 10h. A autorização partiu de decisão individual de Moraes, responsável pela execução penal do ex-presidente, que analisa pedidos de visitas enquanto Bolsonaro cumpre pena em regime fechado.

Bolsonaro está preso após condenação definitiva a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Inicialmente, ele estava detido na Superintendência da Polícia Federal, mas foi transferido na última quinta (15) para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, por estar localizado no Complexo Penitenciário da Papuda.

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes. Foto: AFP

Durante o período em que cumpriu prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu Tarcísio em duas ocasiões. A visita autorizada agora será a primeira desde que o ex-presidente passou a cumprir pena em unidade prisional.

O encontro ocorre após Bolsonaro formalizar, por meio de carta, seu apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência. Antes dessa manifestação, o nome de Tarcísio vinha sendo citado como possível candidato da direita ao Planalto.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes também autorizou visitas de Diego Torres Dourado, cunhado de Bolsonaro, e do pecuarista Bruno Scheid, vice-presidente do Partido Liberal em Rondônia.

Bolsonaro escreveu recentemente uma carta indicando o filho Flávio para concorrer à Presidência. Disputar a vaga com Lula é o sonho de Tarcísio, assim como de setores da Faria Lima. O encontro entre o governador de São Paulo e o ex-presidente é mais um capítulo da disputa para definir quem representará a extrema-direita nas urnas em 2 de outubro.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.