Tarcísio reconhece que privatização da Sabesp fará tarifa subir

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 22:07
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Reprodução

Menos de uma semana após a aprovação, na Assembleia Legislativa, da privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de SP), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revisou sua posição inicial sobre a redução das tarifas, indicando agora que haverá apenas um “aumento menor”.

Em um evento da XP nesta segunda-feira (11), o governador afirmou: “A tarifa vai subir, mas a privatização garante que ela vai subir num valor menor”.

Essa declaração contradiz um dos argumentos centrais do governo para a privatização, que prometia uma modicidade tarifária por meio da destinação de 30% do valor arrecadado com a venda de ações para a criação de um fundo.

Contrariando as declarações anteriores do governador e membros do governo, que prometiam uma redução nas tarifas, Tarcísio de Freitas destacou em outubro passado a criação de um fundo inovador para proporcionar “saneamento de qualidade para todos, mais rápido, melhor e mais barato”.

Sabesp,a companhia de águas e saneamento básico de SP. Reprodução

Apesar de não manter o controle acionário, o governador assegurou que o estado de São Paulo continuará sendo um acionista relevante na Sabesp, desempenhando um papel significativo na governança da empresa. Tarcísio também mencionou que o estado planeja prosseguir com outras privatizações e concessões, incluindo a Emae em 2024, o leilão para o Trem Intercidades em fevereiro e várias rodovias, linhas ferroviárias e projetos futuros.

Além dos ganhos na arrecadação, o governador anunciou planos para cortar 4.600 cargos, enfatizando a importância da digitalização e criticando o atual desenho da Reforma Tributária, argumentando contra brechas que possibilitam incentivos fiscais em outros estados.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link