Tarcísio também contratou ferramenta de espionagem ilegal da Abin de Bolsonaro

Atualizado em 23 de outubro de 2023 às 7:45
Tarcísio confere à educação o mesmo tratamento dado por | Opinião
Bolsonaro e Tarcísio. Foto: reprodução

O governo de São Paulo também adquiriu a ferramenta israelense First Mile, utilizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para monitorar diversos indivíduos, incluindo opositores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jornalistas, políticos e membros do Judiciário.

A Polícia Federal (PF), em meio a investigações sobre o uso irregular do software pela Abin, identificou o governo paulista como um dos clientes que adquiriram a ferramenta, que permite o rastreamento da localização de pessoas por meio da rede de telefonia celular. A informação foi divulgada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

A assessoria de imprensa do governador Tarcísio de Freitas confirmou a aquisição do programa, esclarecendo que a compra foi realizada pela Polícia Civil em novembro de 2021, durante a gestão de João Doria, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública.

A negociação com a Polícia Militar para a aquisição do First Mile ocorreu no primeiro semestre de 2023, embora tenha sido iniciada em 2022, também na administração anterior, conforme informado pelo governo paulista.

Segundo a nota enviada pela assessora de imprensa de Tarcísio de Freitas: “A Polícia Civil está utilizando o equipamento desde 2021, enquanto a Polícia Militar adquiriu o First Mile no primeiro semestre de 2023, resultado de um processo iniciado em 2022, na gestão anterior.”

João Doria reconheceu a veracidade da informação, no entanto, não forneceu detalhes sobre as circunstâncias em que o software foi utilizado ou os motivos da contratação. “Foi uma decisão da Secretaria de Segurança Pública de SP”, disse.

Reaproximação à vista? Doria diz que só Lula tem potencial para 'pacificar' o Brasil – Política – CartaCapital
João Doria. Foto: reprodução

Em maio deste ano, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, liderou uma comitiva que visitou Israel, país de origem da empresa responsável pelo desenvolvimento do software utilizado pela Abin. Em uma entrevista ao programa “Pânico”, da Jovem Pan, o delegado-geral da Polícia Civil paulista, Artur Dian, explicou que a visita tinha como objetivo explorar inovações na área de segurança.

“Estamos adquirindo armamentos e viaturas, buscando tecnologia não apenas no Brasil, mas também no exterior. Fomos a Israel com o secretário Guilherme Derrite. Nosso pessoal é altamente competente, tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar. Buscamos trocas para adquirir equipamentos e informações, aprendendo técnicas não convencionais no Brasil e trazendo esse conhecimento para cá. Em termos de técnica e tática, nosso pessoal é excelente”, afirmou Dian na ocasião.

A assessoria de imprensa do governador Tarcísio, entretanto, esclareceu que a aquisição do First Mile não está relacionada à viagem. “A compra da maleta tática foi realizada pela Polícia Civil em 2021 e não guarda conexão com a viagem realizada pela comitiva da pasta a Israel em maio de 2023, como informado pela Secretaria da Segurança Pública”, diz a nota.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link