A partir de 1º de agosto, entrará em vigor a cobrança do imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, conforme as novas regras estabelecidas pelo Governo Federal.
Para ajustar as declarações de importação a tempo, alguns e-commerces decidiram antecipar a cobrança dos impostos para sábado, 27 de julho, segundos informações do G1.
AliExpress e Shopee já comunicaram que as compras de até US$ 50 realizadas em suas plataformas a partir dessa data estarão sujeitas à taxa de importação de 20%. Além deste imposto, o ICMS de 17% continuará sendo aplicado sobre os produtos.
Em comunicado, o AliExpress afirma que “tendo em vista o prazo necessário para ajuste das declarações de importação, de acordo com a nova regulamentação, todos os pedidos de compras efetuados na plataforma do AliExpress a partir do dia 27 de julho irão contemplar as novas regras tributárias”.
A Shopee esclareceu que a taxa será aplicada a partir de 27 de julho, “visto que os pedidos terão o DIR (Declaração de Importação de Remessas) emitidos a partir do dia 1º de agosto. Manteremos a transparência em nossas comunicações com os nossos consumidores, os valores serão calculados e detalhados na finalização da compra”.
A varejista ainda diz que, “para os usuários que comprarem dos mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, não haverá mudanças.” Segundo a Shopee, 9 a cada 10 vendas realizadas na plataforma são de vendedores brasileiros.
A Shein, por sua vez, afirmou que seguirá estritamente a legislação e aplicará a nova alíquota do imposto de importação a partir da meia-noite de 1º de agosto.
“A situação prática é de que compras feitas até dois ou três dias antes dessa data poderão ser tributadas com o novo imposto de importação já que existe um intervalo entre o momento da compra e a declaração à Aduana”, explicou a Shein.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link