Taxa de juros é cortada pela 5ª vez e cai para 11,25%, menor patamar desde março de 2022

Atualizado em 31 de janeiro de 2024 às 19:26
Após nova decisão do Copom, taxa Selic tem seu quinto corte seguido. Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual nesta quarta (31). Com o novo corte, o quinto seguido, a taxa básica de juros passa de 11,75% ao ano para 11,25%.

Com a nova redução, esse é o menor patamar da taxa desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano. A Selic começou a recuar em agosto de 2023 e, segundo o Copom, pode ser cortada no mesmo patamar nos próximos encontros.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, afirmou o Copom em comunicado divulgado hoje.

Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Foto: Reprodução

O comitê aponta que o cenário externo permanece “volátil” e cita “o debate sobre o início da flexibilização de política monetária nas principais economias”. “O Comitê avalia que a conjuntura, em particular devido ao cenário internacional, segue incerta e exige cautela na condução da política monetária”, prossegue o comunicado.

Formado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e oito diretores da autarquia, o Copom se reúne a cada 45 dias e o próximo encontro ocorre nos dias 19 e 20 de março. Ainda estão previstas outras cinco reuniões até o fim de 2024.

O corte para 11,25% já era esperado por economistas. O mercado financeiro projeta que a taxa de juros continue recuando e termine o ano em 9%, caso a expectativa sobre a inflação se confirme.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.