TCU quer ampliar investigação sobre gastos de Lula e incluir Bolsonaro

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 16:57
Presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro. Foto: reprodução

O Ministério Público (MP) no Tribunal de Contas da União (TCU) quer incluir as contas do ex-presidente Jair Bolsonaro na apuração sobre os cartões do presidente Lula. A investigação deve ampliar a investigação sobre os gastos do governo anterior.

O subprocurador-geral do TCU, Lucas Furtado, assinou um requerimento nesta terça (20) para aumentar o escopo da auditoria. Ele alega que é necessário um “amplo retrospecto da utilização do cartão corporativo pelos governos” sobre os cartões corporativos para identificar “eventuais deficiências” em seu uso.

Para ele, a investigação poderia aprimorar a legislação e auxiliaria a Casa Civil e o Congresso Nacional com o tema. Na representação, Furtado também cita a “bipolaridade política” vivida no país e alega que a inclusão de Bolsonaro garantiria à apuração o princípio da impessoalidade.

O TCU confirmou a abertura de investigação sobre os gastos de Lula após pedido de Kim Kataguiri (União-SP). O pedido do deputado foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara em maio e a casa já foi informada sobre a abertura do inquérito.

O caso já consta no sistema do tribunal e o relator será o ministro Jhonathan de Jesus, que é ex-deputado pelo Republicanos e assumiu a cadeira no início deste ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link