TCU vai investigar compras de R$ 20 bilhões das Forças Armadas nos EUA durante governo Bolsonaro

Atualizado em 18 de março de 2023 às 19:59
Sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília
Foto: Gustavo Moreno

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, autorizou que auditores do órgão viagem aos Estados Unidos para investigar compras realizadas por unidades militares das Forças Armadas em Washington de 2018 a 2022, que totalizaram R$ 20 bilhões.

O período das compras diz respeito aos governos Michel Temer (2018) e Jair Bolsonaro (2019 a 2022). Ao longo dos cinco anos, foram contabilizadas 57.640 transações pelas unidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na capital do país norte-americano.

Segundo o Estadão, a previsão é que os auditores do TCU fiquem nos EUA de 12 a 20 de abril. Em Washington, eles farão vistorias na Comissão Naval Brasileira (CNBW), na Comissão do Exército (CEBW) e na Comissão Aeronáutica (CABW).

A última auditoria realizada pelo TCU nas comissões militares do Brasil nos EUA, com procedimento presencial, foi em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

O TCU justificou a investigação in loco pelo fato de que os auditores chegaram a solicitar acesso ao sistema às Forças Armadas, mas a autorização não foi concedida, sob alegação da existência de informações sigilosas.

A Corte de Contas argumentou também que a equipe de auditores tinha competência legal para analisar as informações e que os dados requeridos eram públicos por não envolver compras estratégicas de defesa.

Nos EUA, os auditores farão exame documental, para verificar se as transações realizadas estão documentadas; inspeção física, buscando constatar a existência ou não dos objetos; observação direta para checar se processos estão sendo executados corretamente; além de entrevistas e análises de conteúdo, com conferência dos bancos de dados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link