Destaques

Técnico da Croácia compara duelo com o Brasil com a final da Copa de 2018: “o jogo mais exigente”

Zlatki Dalic, treinador da Croácia. Foto: Ozan Kose/AFP

Por Elcio Ramalho

A Croácia que entra em campo contra o Brasil nas quartas-de-final no Catar é muito diferente da seleção que se consagrou vice-campeã no Mundial de 2018. Com 18 jogadores novatos na competição, a tarefa de enfrentar a seleção brasileira foi comparável à dificuldade encontrada na disputa da final da Copa passada.

O favoritismo é todo do Brasil, admitiu o treinador Zlatko Dalič na entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), em Doha. No entanto, quis passar uma mensagem de otimismo: “Temos chance de vencer, temos força e confiança em nós mesmos”.

Com a maioria de jogadores novatos em Mundiais e apenas seis remanescentes da última Copa, a equipe croata está invicta na competição. Foram dois empates e uma vitória na fase de grupos, e uma disputa dramática com o Japão nas oitavas. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e os croatas eliminaram os japoneses na cobrança de pênaltis.

Zlatko descarta qualquer comparação com a seleção vice-campeã do mundo na Rússia. “Em 2018 a seleção tinha jogado 10 anos seguidos e com jogadores atuando nas melhores ligas e melhores clubes. Temos que ter tempo para amadurecermos e desenvolvermos. Estar entre as oito melhores equipes já é muito bom”, avalia.

O treinador, no entanto, estabeleceu uma analogia do jogo contra o Brasil com a final disputada contra a seleção da França, na Copa da Rússia, em 2018. “Eu acredito que a partida que teremos pela frente será a mais exigente. Posso compará-la com o jogo contra a França. É um grande adversário e será um grande desafio para nós. Posso fazer essa analogia”, disse.

Brasil “apenas na final”

Diante do favoritismo do adversário, Zlakto confessou que gostaria de enfrentar a seleção brasileira apenas na final. “São oponentes dignos, a Croácia é uma das oito melhores do mundo. Seria fantástico se fosse na final, mas não é”, lamentou.

Os croatas contam sobretudo com a experiência de Luka Modrić, meio campista que já conquistou a Bola de Ouro, em 2018. Aos 37 anos, o capitão e maior destaque da equipe disse que tem como aconselhar seus companheiros sobre um dos atacantes do Brasil, Vinícius Jr, com quem joga no Real Madrid.

“Ele é uma boa pessoa, tem muita capacidade física, e conseguiu demonstrar isso no clube. Temos uma tarefa difícil e tentarei dar conselhos para os outros jogadores de como tentar pará-lo”, disse.

Sobre a forma dos jogadores brasileiros comemorarem os gols, o treinador croata diz respeitar, mas confessou que não gostaria que os seus atletas fizessem o mesmo.

“Eles têm a sua própria forma de comemorar, e comemoram  como sabem e estão acostumados, mostrando sua tradição e características, e estão certos. Desrespeitoso contra os adversários?  Eu não gostaria de ver meus jogadores comemorando dessa forma, mas tenho que respeitar a forma deles”, comentou Zlatko Dalić.

Publicado originalmente na RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

ANTT desmente fake news bolsonarista e garante fluxo livre de donativos para o RS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de uma nota, desmentiu as fake…

18 minutos ago

Com ventos de até 100 km/h, RS tem alerta para chuvas, frio e tempo instável nesta quarta

O tempo no Rio Grande do Sul deve continuar instável e frio nesta quarta-feira (8).…

49 minutos ago

Erika Hilton aciona MPF contra pastor que revelou ter beijado própria filha

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o pastor…

7 horas ago

“Alma amava o Brasil”, diz amiga de israelense encontrada morta no Rio

A jovem israelense Alma Bohadana, que foi encontrada morta na noite de segunda-feira (6) na…

8 horas ago

Oposição quer levar caso da Sabesp ao STF após Justiça manter votação em SP

Os partidos de oposição planejam apresentar uma ADI ao STF após o Tribunal de Justiça…

8 horas ago

Sumido, Mourão reaparece para sugerir GLO Eduardo Leite

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que conversou com o governador do Rio Grande do…

8 horas ago