O publicitário Ricardo Freire, o homem que mais entende de turismo no Brasil, com quem trabalhei quando dirigi o Guia Quatro Rodas e a Viagem e Turismo, escreveu um belíssimo artigo em seu blog.
Riq esmiuçou a tosquice do slogan “Brazil. Visit and love us”.
Diz ele:
Sei que este texto aqui não vai dar em nada. E, francamente, perto de outras coisas que estão acontecendo, este é um assunto menor.
Mas por ter trabalhado tanto tempo em publicidade (fiz umas coisinhas aí que talvez você conheça) e estar há 21 anos metido com turismo, não posso deixar de me manifestar sobre o novo slogan e a nova marca Brasil anunciados pela Embratur.
Conversei com angloparlantes nativos, especialistas em promoção turística e publicitários, e trouxe exemplos para ilustrar a minha opinião.
O texto ficou gigante, então aqui vai um índice clicável para quem se perder pelo caminho.
- 1. O slogan não soa fluido em inglês
- 2. O slogan não significa o que a Embratur acha que signifique
- 3. “Us” não é um pronome que se use para um país
- 4. Não se usa “amar” no imperativo em publicidade
- 5. Tem conotação sexual, sim
- 6. A nova marca é um retrocesso
- O “z” é importante, mas não precisa estar na marca
É imperdível.