Tem gente falando que a foto de Bolsonaro com a barriga costurada é falsa e nada prova isso. Por Zambarda

Atualizado em 11 de setembro de 2018 às 22:05
A foto da cicatriz de Jair Bolsonaro, postada por Magno Malta. Foto: Reprodução

No dia 9 de setembro, por volta das 10h, o senador Magno Malta publicou uma foto da barriga de Jair Bolsonaro com uma enorme cicatriz após a facada em Juiz de Fora, Minas Gerais.

“Isso é mentira, canalhas?”, escreveu Malta, provocando muitos que duvidam do ataque ao extremista.

Magno Malta posta imagem de Bolsonaro. Foto: Reprodução

A cirurgia à qual Jair Bolsonaro foi submetido, de cerca de quatro horas, incluiu uma incisão calculada entre 25 e 30 centímetros, segundo os médicos.

Foi realizada uma colostomia, procedimento que impede a passagem de fezes pelas áreas lesionadas e suturadas para diminuir o risco de infecções. A região do ferimento podia ser contaminado com material fecal e bactérias.

Não sem razão, a credibilidade de Malta fora de seu curral de bolsonaristas é rala. Ele já havia publicado uma montagem grotesca de Adélio Bispo de Oliveira num ato com Lula, depois apagada de suas redes.

Uma imagem do 4chan, fórum anônimo que compartilha muitas informações de deep web (a internet que está escondida de sistemas de buscas como o Google), supostamente mostra que a foto é, na verdade, de 5 de maio de 2017.

Montagem com foto de Bolsonaro e 4chan. Foto: Reprodução

Essa informação, no entanto, é falsa e a foto de Magno Malta, ao que tudo indica, é verdadeira.

Busca por imagem da foto de Bolsonaro

No Google é possível fazer buscas por imagens, inclusive em todos os tamanhos. O tamanho da foto compartilhada no 4chan tem as dimensões de 250×217 pixels.

Foto da cicatriz no 4chan, postada depois de Malta

A foto da cicatriz de Bolsonaro foi, sim, postada no 4chan.

Entrou no fórum de trocas de mensagens anônimas às 16h do dia 9 — seis horas depois da postagem de Magno Malta, que já tinha sido replicada pela imprensa.

Ninguém precisa de fake news para combater a extrema direita, especialista no assunto.

ATUALIZAÇÃO ÀS 22H02:

Um fã de Jair Bolsonaro postou a foto inteira no Twitter, mostrando o rosto dele no hospital. Serve para tirar a dúvida sobre a veracidade da imagem.