Tema de samba-enredo da Mangueira, Alcione revela que não fez nenhum pedido à escola

Atualizado em 4 de fevereiro de 2024 às 19:01
Alcione em show. Foto: Divulgação

Tema do samba-enredo da Mangueira de 2024, Alcione tem uma longa história com a agremiação carioca. A cantora, que será homenageada na avenida na segunda-feira de carnaval, criou a versão mirim da escola de samba para que os pequenos também pudessem desfrutar da comemoração. Assim, em 15 de agosto de 1987, nasceu a Mangueira do Amanhã.

“Via as crianças brincando embaixo do viaduto (em frente ao Morro da Mangueira) e pensava que precisava ocupá-las. Disse ao presidente da escola na época, Carlinhos Dória, para fundarmos uma agremiação mirim. Mas, ele respondeu: ‘Já é difícil manter uma grande, imagina duas?’. Falei, então: ‘Deixa comigo!’”, contou a cantora, em entrevista a revista ELA.

Alcione, então, acionou o bolso dos amigos famosos e fez a “rapa” entre eles, como: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paula Lavigne e Ana Jobim. A cantora também aproveitou as sobras dos tecidos da Mangueira-mãe para fazer as fantasias das crianças menores e sua própria casa virava o barracão da nova escola de maneira improvisada.

“Chegava uma hora em que era preciso pular por cima das roupas na minha sala. Mas eu adorava aquilo”, lembrou. “Sempre meti a mão na massa. Acompanhava até mesmo os ensaios. Certa vez, briguei com a mãe de uma criança que queria vir sambando na frente da ala. Adulto só podia assistir.”

Alcione. Foto: Reprodução

Alcione e a Mangueira

Com o tema “A negra voz do amanhã”, a Mangueira entra na Sapucaí na segunda-feira de carnaval, e Alcione revelou que não fez qualquer exigência para escola de coração. “A Mangueira é soberana para fazer o que quiser”. Ela sairá no último carro, com um roupa rosa e verde e cheia de brilho.

Nascida em São Luís, no Maranhão, Alcione passou a ter apreço pela escola de samba quando começou sua carreira de cantora no Rio de Janeiro e via as fotos das baianas de verde e rosa na revista O Cruzeiro. Ela contou a história para o apresentador Aérton Perlingeiro (1921-1992), que promoveu um encontro entre ela e Bira, o relações-públicas da Estação Primeira.

“A Mangueira é como o quintal da comunidade. Todo mundo se encontra ali. Achei aquilo uma grande família”, relembrou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link