Temendo o conflito, Brasil envia blindados para a fronteira com a Venezuela

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 21:15
O blindado Guaicuru, enviado pelas Forças Armadas do Brasil à zona da fronteira com a Venezuela. Divulgação

O Exército brasileiro está mobilizando 20 blindados do modelo Guaicuru para serem enviados a Pacaraima, em resposta à situação na fronteira com a Venezuela, que pode se agravar devido ao recente plebiscito que aprovou a anexação da região de Essequibo pela Guiana.

Os militares brasileiros expressam preocupação de que uma possível invasão do território vizinho por Nicolás Maduro poderia passar por Roraima, o que seria motivo de descontentamento com o Brasil, um importante aliado na região. A autorização para cruzar o território brasileiro e invadir um país amigo e vizinho é considerada improvável.

Embora a ideia de Maduro seja comparada a uma possível nova Guerra das Malvinas, os militares brasileiros estão tomando medidas em Pacaraima, na divisa com a Venezuela.

Os blindados, que atualmente estão em unidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, serão deslocados para Roraima, juntando-se ao aumento do contingente de homens na região. A mudança do Esquadrão para o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizada já estava prevista em portaria.

O transporte dos blindados, com tempo estimado de cerca de um mês, ocorrerá por terra, sendo 700 quilômetros de Manaus a Boa Vista, enquanto o trecho de Belém a Manaus será feito por via fluvial. Mesmo considerando improvável a invasão venezuelana, os blindados e o aumento de efetivo atuarão como uma força de dissuasão.

Os veículos, conhecidos como viaturas blindadas multitarefa leves sobre rodas, estão estrategicamente posicionados nesses estados devido às características dos combates.

Enquanto em regiões de selva, como o Amazonas, o equipamento utilizado pelos combatentes é mais individual, em Roraima, caracterizado por uma savana chamada de “lavradio”, a vegetação se assemelha mais à do sul do país do que à floresta tropical.

Entre em nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link