Tempestade de areia tem rajadas de vento de 60 km por hora no interior de SP

Atualizado em 26 de setembro de 2021 às 19:55
tempestade de areia
Tempestade de areia no interior de SP – Foto: Twitter

Uma tempestade de areia foi registrada em cidades de São Paulo e de Minas Gerais neste domingo (26). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o dia escurecendo enquanto uma nuvem negra domina o céu. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior paulista.

Porém, no Aeroporto de Ribeirão Preto acabou tendo rajadas de 92,7 km/h antes do início da chuva. Imagens de satélite mostram que houve formação de fortes setores de instabilidade associadas ao calor. Tudo isso ocorreu por causa do aumento da umidade no local, garantindo a geração de nuvens.

O tempo estava seco e não caía chuva há semanas. Em algumas cidades, até por meses.  O solo estava seco e com muita poeira. Com as nuvens carregadas e o forte vento, formou-se a tempestade de poeira.

A tempestade de areia acontece quando ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera. Com isso, ocorre o transporte de partículas por grandes distâncias.

Leia mais:

1 – Em busca de vingança, CIA planejou sequestro e assassinato de Assange

2 – Eleição na Alemanha termina sem vencedor claro

3 – Favelas do RJ têm aumento de 1783,64% de casos de covid em uma semana

Confira os vídeos das tempestade de areia