
Uma forte chuva atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (16), poucas horas após o calor intenso que marcou o dia e em meio às celebrações de Carnaval. O temporal surpreendeu foliões em diversas regiões da capital e levou a Defesa Civil a emitir, às 16h34, um alerta severo para moradores do centro e das zonas sul, leste e oeste, com risco de raios, ventos fortes e granizo.
Minutos depois, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. Apesar da intensidade da chuva, não havia registro imediato de pontos alagados até a última atualização.
O órgão municipal explicou que a combinação do calor com a entrada da brisa marítima favoreceu a formação de áreas de instabilidade que provocaram precipitações intensas em bairros como Mooca, Vila Mariana, Santana e Butantã, além das regiões de Campo Limpo e M’Boi Mirim.
No Parque Ibirapuera, na zona sul, foliões que acompanhavam o bloco da cantora Pabllo Vittar foram surpreendidos e ficaram encharcados. A situação preocupa autoridades por causa da grande quantidade de pessoas nas ruas devido aos blocos carnavalescos, aumentando os riscos associados a raios, granizo e quedas de árvores.
NMIXX PERFORMING ‘DICE’ ON BLOCO DA PABLLO WITH KYUJIN SOLO DANCE BREAK pic.twitter.com/UVw3iBkdE7
— nmixx pics (@nmixxpics_) February 16, 2026
O impacto do temporal também foi sentido no fornecimento de energia elétrica. De acordo com o Mapa de Energia da Enel, mais de 20 mil imóveis ficaram sem luz na capital, enquanto na região metropolitana o número chegou a 74 mil. Taboão da Serra foi a cidade mais afetada, com 52 mil imóveis sem energia, o equivalente a 41% das residências. Em São Lourenço da Serra, 710 clientes foram atingidos.
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu ao menos cinco chamados para quedas de árvores até as 16h45. A Defesa Civil reforçou o alerta para tempestades com risco de vendavais e orientou a população a evitar áreas abertas e procurar abrigo seguro durante as pancadas mais fortes.
Segundo o CGE, a instabilidade deve persistir até o início da noite. A previsão para quarta-feira (18/2), Quarta-feira de Cinzas, indica sol entre nuvens pela manhã, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde, com temperaturas entre 21°C e 29°C.