
Fortes chuvas que começaram na madrugada desta quarta (17) causaram tragédia em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, provocando alagamentos em várias ruas do Centro e gerando o risco de deslizamentos em diversas áreas. Em resposta ao impacto das chuvas, a Defesa Civil emitiu um alerta extremo para a região do Quitandinha, com mais de 60 mm de chuva registrados em uma hora e 150 mm nas últimas 24 horas.
A prefeitura suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino e deslocou moradores das áreas de risco. A Defesa Civil orientou a população a evitar deslocamentos e enfrentar áreas alagadas, além de ficar atenta a sinais de deslizamento.
Para garantir a segurança dos moradores, as escolas que funcionam como pontos de apoio permaneceram abertas para abrigar quem precisasse de refúgio. O transporte público foi interrompido por quase duas horas, causando transtornos adicionais para a população.
Imagens compartilhadas por moradores mostram a cidade, especialmente o Centro Histórico, completamente alagada. A Praça do Pedro, ao lado da Rua do Imperador, e outras áreas do centro ficaram submersas. Comércios foram obrigados a fechar as portas e elevar mercadorias para evitar danos. Nos bairros de Independência e São Sebastião, sirenes foram acionadas como parte do protocolo de segurança devido ao risco de deslizamentos.
Equipes da Defesa Civil monitoram a situação desde a manhã, com ações coordenadas para proteger a população. O secretário do órgão, Guilherme Moraes, afirmou que a cidade abriu pontos de apoio em áreas de risco, como Quitandinha, Thouzet e Vila Felipe, além de orientar o fechamento do comércio no Centro Histórico e a suspensão do transporte público no primeiro distrito.
As autoridades também alertaram para a necessidade de acompanhar os comunicados oficiais e evitar sair de casa sem necessidade. A cidade também tomou medidas preventivas, fechando várias vias importantes.
O Centro, incluindo ruas como a Imperador, Porciúncula e Caldas Viana, foi interditado devido ao acúmulo de água. Outras áreas como Coronel Veiga, Ponte Fones, e Sargento Boening também sofreram interrupções no trânsito, dificultando o deslocamento de veículos.
Veja vídeos:
Temporal em Petrópolis transforma ruas em rios, e Defesa Civil emite alerta extremo; aulas são suspensas, e Centro Histórico é fechado https://t.co/zaWTxRqunJ #g1 pic.twitter.com/ouJb18RfIx
— g1 (@g1) December 17, 2025
Petrópolis agora pela manhã. pic.twitter.com/4vOtbE0Nan
— PEGAVISAORJNEWS (@pegavisaorjnews) December 17, 2025
Chuvas fortes provocaram alagamentos e transtornos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nesta quarta-feira (17). Um carro foi arrastado pela correnteza para dentro de um rio e, durante o resgate, equipes identificaram outro veículo submerso, ainda sem informações oficiais… pic.twitter.com/rpEyPv4LKE
— GloboNews (@GloboNews) December 17, 2025
CHUVA VOLUMOSA E TRÁGICA ATINGE PETRÓPOLIS RJ. pic.twitter.com/Es9OpiTeIR
— Popular News (@PopularNewsBR) December 17, 2025
Temporal: Petrópolis tem ruas alagadas e inundadas em razão das fortes chuvas nesta quarta-feira. Escolas têm aulas suspensas e são pontos de apoio para a população que mora em áreas de risco se abrigar https://t.co/Ul9aBJQgYy pic.twitter.com/YF2B3Vu1f3
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) December 17, 2025