Tensão e desgaste: a crise entre PF e Exército nas investigações sobre golpe

Atualizado em 5 de março de 2024 às 12:05
Militar do Exército (ao fundo) e agente da Polícia Federal (mais à frente). (Foto: Reprodução)

A tensão e o desgaste na relação entre a Polícia Federal (PF) e o Exército têm se intensificado nos últimos dias, em meio às investigações sobre um possível golpe. O depoimento do ex-comandante do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, na última sexta-feira (1), segundo informações do Estadão, contribuiu para aumentar ainda mais a temperatura desse cenário já inflamado.

Freire Gomes, durante mais de oito horas de interrogatório, respondeu a cerca de 250 perguntas, incluindo a confirmação de sua convocação pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma reunião em que teriam sido discutidas propostas que visavam impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Freire Gomes. (Foto: Reprodução)

Falta de comunicação

A falta de comunicação entre a PF e o Exército tem sido um ponto de tensão, com oficiais generais expressando sua insatisfação com o vazamento de informações para a imprensa.

Eles alegam que os detalhes das investigações têm sido conhecidos através dos meios de comunicação, o que tem gerado um profundo desgaste dentro da Força. Segundo um desses oficiais, “esses inquéritos estão sob sigilo apenas para nós”.

Prisão de militares

A situação se agrava com a prisão de três membros do Exército: o coronel Bernardo Romão Correia Neto, o major Rafael Martins de Oliveira e o coronel Marcelo Costa Câmara. Este último é acusado de envolvimento em diversas ações criminosas relacionadas ao golpe.

As investigações indicam que Câmara, um dos assessores mais próximos do ex-presidente, participou ativamente da elaboração do golpe de Estado. Correia Neto, por sua vez, teria tido participação direta na organização da porta dos quartéis, enquanto Martins de Oliveira é acusado de negociar o pagamento de R$ 100 mil para financiar a viagem de manifestantes a Brasília.

As relações entre Bolsonaro e esses antigos aliados têm se deteriorado rapidamente. Braga Netto, por exemplo, perdeu interlocução após a revelação de mensagens comprometedoras. Heleno também viu sua relação com Bolsonaro se distanciar, apesar de seu papel anterior como um dos fiadores da candidatura do ex-capitão.

Um momento crucial durante esse processo foi a nota emitida pelo ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas durante o julgamento do STF sobre o habeas corpus de Lula. Essa nota, que expressava apoio à decisão contra o petista, teve grande impacto no desenrolar dos acontecimentos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link