“Tentam apagar sua memória, mas não terão sucesso”, diz Lula sobre Chico Mendes

Atualizado em 3 de julho de 2022 às 18:46
Chico Mendes (Foto: Reprodução)

Neste domingo (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa da memória de Chico Mendes. Ele criticou o vandalismo feito contra a estátua do seringueiro e ambientalista.

“Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias. Os que vandalizaram sua estátua em Rio Branco também tentam apagar sua memória, mas também não terão sucesso”, escreveu o petista.

Na última sexta-feira (3), em Rio Branco, no Acre, vândalos derrubaram a estátua que homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes. Localizada na Praça dos Povos da Floresta, a estrutura seguia no chão até a noite de sábado (2).

A família de Mendes está muito insatisfeita com a forma que o governo tem preservado a memória do ambientalista, visto como uma das maiores referências sobre o assunto no mundo. Ele foi assassinado em 1988 por defender a proteção da Amazônia.

“Espero que o poder público investigue e tome as providências contra essa depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País, estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro”, afirmou Angela Mendes, filha de Chico Mendes, pelas redes sociais.

“Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre. Em mim dói ver o tratamento que esse governo dispensa à todo legado e à trajetória de meu pai”, acrescentou.

A Polícia Civil divulgou um comunicado neste fim de semana para explicar que tem trabalhado para identificar os responsáveis pelo vandalismo. Uma perícia técnica foi ao local, mas nem o governo municipal e nem o estadual foram retirar a estrutura do chão.

Estátua de Chico Mendes no chão

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link