Terceira via encolheu ainda mais, diz nova pesquisa

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 13:56
Montagem com imagens de Leite, Doria, Tebet e Ciro lado a lado.
Leite, Doria, Tebet e Ciro. Foto: Reprodução

A nova pesquisa do banco BTG Pactual em parceria com o instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (25), mostrou que a chamada “terceira via” (como é chamada uma possível alternativa a Lula e Bolsonaro) encolheu ainda mais nas intenções de voto para as eleições presidenciais.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 41%, nove pontos à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%.

De acordo com a pesquisa, os votos em Lula e Bolsonaro estão consolidados. 82% dos entrevistados, nos dois casos, dizem que a decisão sobre o voto “está tomada e não vai mais mudar”. Enquanto isso, apenas 17% dos eleitores de Lula e 18% dos de Bolsonaro afirmam que “podem mudar” o voto. Veja na imagem abaixo.

Em cenários com apenas três candidatos, terceira via é inexpressiva

A pesquisa FSB/Pactual sondou cenários com apenas três candidatos: Lula, Bolsonaro e apenas um da terceira via. Na simulação em que o candidato da terceira via é João Doria (PSDB), Lula tem 49%, Bolsonaro 34% e Doria, 9%. Já com Eduardo Leite, o petista mantém os 49%, o atual presidente vai a 36% e o gaúcho marca 8%. Com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), os números são os mesmos.

O ex-presidente mantém os 49% com André Janones (Avante) na disputa, que soma 8% – Bolsonaro tem 35%. Já com Felipe D’Ávila (Novo), que tem 5% no cenário, Lula vai a 50% contra 37% do adversário do PL.

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre 22 e 24 de abril e o registro da pesquisa no TSE é BR-04676/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link