Terminou em risos, como esperado, a jornada do SP na Libertadores. por Scott Moore

Atualizado em 14 de julho de 2016 às 16:46

image

Ladies & Gentlemen:

Terminou em risos, como era esperado, a jornada tricolor na Libertadores. Nas redes sociais, os memes da derrota do São Paulo diante do Nacional de Medellín fizeram a festa dos internautas.

Boss me conta que em seu bairro, perto do São Paulo, estão vendendo rojões a preços de liquidação. “O são-paulino é um otimista, Scott”, ele me diz. “Os caras sempre têm rojões no estoque.”

O humor nasceu do comportamento dos jogadores do São Paulo. Eles fizeram um papelão depois que o juiz chileno deu um pênalti, corretamente, para o Nacional. Cercaram o juiz, xingaram, tentaram intimidá-lo, como se com isso a marcação pudesse ser anulada. O único efeito do tumulto foi a expulsão de dois jogadores são-paulinos.

Um deles, o uruguaio Lugano, gerou vários memes com seus olhos arregalados e sua falta de disposição em deixar o gramado. Lugano aplaudiu ironicamente o árbitro, e por isso foi expulso. Aos repórteres, eles disse que estava aplaudindo seus companheiros de time. Rindo alto por aqui, confesso.

É verdade que o juiz deixou de marcar um pênalti a favor do São Paulo no final do primeiro tempo. Mas situações assim são corriqueiras nos jogos, e os atletas deveriam demonstrar maturidade diante delas, até porque muitas vezes eles próprios são os beneficiados pelos erros da arbitragem.

Os cartolas (nota da tradutora: big hats, na versão original) deveriam repreender os jogadores que são expulsos depois de uma decisão polêmica do juiz, pois eles prejudicam o clube. Mas não: eles incentivam os infratores repetindo a mesma ladainha: “Fomos roubados, fomos roubados”.

Os torcedores do São Paulo choraram como crianças, mas deveriam observar as coisas pelo lado positivo. Foi a melhor partida do time numa Libertadores da qual já deveria ter sido eliminado faz tempo.

Poderia, com alguma sorte, ter saído com um empate de Medellín, o que de resto não o salvaria.

Houve um problema de expectativa. O São Paulo desembarcou na Colômbia tecnicamente morto, mas a torcida tinha a esperança de um milagre. Quem sabe Sobrenatural de Almeida (nota da tradutora: Supernatural Jones, no original) se manifestasse na Colômbia. Mas era uma missão impossível até para Sobrenatural de Almeida, o personagem de Nelson Rodrigues que realizava coisas inacreditáveis numa partida de futebol sem que ninguém o visse ou o conhecesse.

Desfeita a ilusão da Libertadores, é hora de o São Paulo se concentrar no Campaonato Brasileiro, caso queira disputar a Libertadores de 17.

Não é fácil: o time está no escalão intermediário, e no domingo enfrenta o Almighty na Arena Corinthians.

É melhor não contar com ponto nenhum, e pensar na recuperação para a semana seguinte.

Sincerely.

Scott

Tradução: Erika Kazumi Nakamura