Terremoto na Turquia é o mais forte desde 1939; especialistas explicam devastação

Atualizado em 6 de fevereiro de 2023 às 14:36
Homens resgatam pessoa soterrada durante terremoto
Foto: Can Erok / AFP

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6) e deixou mais de 2 mil pessoas mortas e milhares de feridos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor foi tão forte quanto um registrado em 1939 no país, que vitimou mais de 30 mil pessoas na época.

A Turquia está em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. O tremor desta manhã foi um dos abalos sísmicos mais mortais que ocorreram nas últimas décadas no país. Além das vítimas e feridos, milhares de pessoas ainda estão desaparecidas.

Especialistas e centros de pesquisa de atividades sismológicas afirmam que os principais pontos que podem explicar, em parte, o tamanho da devastação provocada são o fato de que a Turquia estar entre três placas tectônicas que se atritam – a da Eurásia ao norte, a da África-Arábia ao sul, e a Placa da Anatólia.

O epicentro do tremor de hoje, ou seja, o ponto onde ele teve o primeiro sentido, foi perto da cidade de Gaziantep, região no centro-sul da Turquia perto da fronteira com a Síria e próxima do encontro das placas.

De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, esse epicentro foi a 10 quilômetros da superfície, profundidade considerada baixa e muito próxima do solo. O tremor de 1939 aconteceu a uma profundidade próxima, cerca de 20 quilômetros.

Outro fator importante para tamanha a destruição foi a força do abalo sísmico. O Januka Attanayake, sismólogo da Universidade de Melbourne, na Austrália, disse ao jornal “The New York Times” que a energia liberada pelo tremor foi equivalente a 32 petajoules, uma quantidade suficiente para abastecer a cidade de Nova York por mais de quatro dias.

Além disse, o terremoto foi seguido, 11 minutos depois, por um outro tremor de magnitude 6,7 e, horas mais tarde, por um de magnitude 7,5, que provocaram maiores destruições. Fora isso, também ocorreram mais de 40 réplicas – tremores menores que sucederam o principal – conforme o USGS.

Veja vídeos do momento do terremoto:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link