Terremoto na Turquia e Síria deixa mais de 3,8 mil mortos e milhares de feridos

Atualizado em 6 de fevereiro de 2023 às 23:25
Equipes de resgate sírias procuram vítimas e sobreviventes na cidade de Hama após terremoto. Louai Beshara

Um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria na manhã desta segunda-feira (6) deixou mais de 3,8 mil pessoas mortas e milhares de feridos. Com informações da Folha de S.Paulo.

Na Turquia, ao menos 2.379 pessoas morreram, segundo a agência de desastres turca. Segundo o governo turco, 14,4 mil pessoas ficaram feridas e 4.748 prédios desabaram. Esse é o pior evento do tipo no país desde 1939.

Na Síria, o regime de Bashar al-Assad informou que 771 pessoas morreram até o momento. O número de feridos chega a 1.431 nas áreas controladas pelo regime e mil em porções dominadas por rebeldes.

Houve, ainda, 733 mortes em áreas controladas por rebeldes, de acordo com os Capacetes Brancos, grupo formado por voluntários da Defesa Civil Síria, organização acostumada a realizar resgates de sobreviventes em edifícios atingidos por ataques aéreos durante a guerra civil que já dura 12 anos no país.

O tremor foi sentido às 04H17 do horário local (22H17 de domingo, horário de Brasília) e ocorreu a 17,9 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico de Estados Unidos.

Foram registradas cerca de 50 réplicas, entre elas uma de magnitude 7,5, que impactou a região nove horas depois, quatro quilômetros a sudeste de Ekinozu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link