Terrorista de atentado a bomba teve acesso ao Congresso concedido por senador

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 11:34
George Washington de Oliveira Sousa. (Foto: Reprodução)

George Washington de Oliveira Sousa, preso e condenado por planejar o atentado a bomba em um caminhão de combustível perto do aeroporto de Brasília, entrou no Congresso Nacional em novembro de 2022 com autorização do gabinete do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). As informações são da Folha de S.Paulo.

A liberação da entrada por parte do gabinete do parlamentar ocorreu 24 dias antes da tentativa de atentado. Washington acompanhou uma audiência pública no Senado, promovida pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Alguns dos temas debatidos na sessão em questão eram relacionados a ataques ao sistema eleitoral brasileiro e pedidos de golpe militar.

Zequinha foi questionado acerca do caso, mas negou qualquer relação com Washington.

A assessoria do senador ressaltou ainda os procedimentos de segurança adotados pelo Senado Federal e disse que o condenado só entrou no prédio após fazer um cadastro na portaria e passar pelo detector de metais.

“Só após cumprir esse procedimento do Senado Federal é que [os cidadãos] foram liberados para acessar o plenário da Comissão”, disse o gabinete de Marinho.

“Não existe nenhuma relação do senador com os três citados [George Washington e outros dois acusados de participação no atentado frustrado]. Enfatizamos que a única motivação para liberar o acesso foi o de permitir cidadãos paraenses de participarem de uma audiência que era pública. Inclusive, é válido dizer que desses três, apenas um foi liberado pelo gabinete”.

Senador Zequinha Marinho. (Foto: Reprodução)

George Washington, em maio deste ano, foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. Ele foi convocado pela CPMI do 8 de janeiro e deve prestar depoimento na sessão que é realizada nesta quinta-feira (22).

Siga a CPMI AO VIVO:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link