Tesla, de Elon Musk, faz recall de 1,6 milhão de carros elétricos na China

Atualizado em 6 de janeiro de 2024 às 20:23
Carros Tesla estacionados. Foto: Getty Images

A Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR) da China informou nesta sexta-feira (5) que mais de 1,6 milhão de veículos elétricos da Tesla serão submetidos a recall devido a problemas no sistema de aceleração e fechamento das portas. Em maio do ano passado, o órgão regulador já havia alertado sobre possíveis falhas nesses componentes, incluindo funções de direção assistida.

A SAMR destaca que a atualização de software será aplicada aos veículos importados Modelos S e X, bem como aos carros Modelos 3 e Y fabricados no país no período de 2014 a 2023. A empresa americana Tesla comprometeu-se a realizar essas atualizações remotamente para corrigir as falhas apontadas.

A SAMR indicou ainda que as atualizações no sistema podem ser feitas remotamente em Pequim e Xangai, evitando a necessidade de os proprietários comparecerem aos centros de serviço da Tesla.

O recall tem como objetivo resolver problemas relacionados à função de direção automática, visando reduzir o risco de acidentes. O órgão regulador alerta que o uso indevido da função de direção assistida automática pode aumentar o risco de colisão, representando uma ameaça à segurança.

Carro Tesla modelo S e X. Foto: Reprodução

Além disso, a Tesla também irá atualizar o software de 7.538 unidades dos Modelos S e X para corrigir problemas nas portas, que poderiam ser destravadas em caso de acidentes.

Este é o segundo desafio recente para a Tesla na China, onde a empresa local BYD superou as vendas globais de carros elétricos da Tesla no último trimestre de 2023. Em 2022, a Tesla já havia enfrentado um recall de quase 128 mil carros na China devido a um defeito no motor traseiro.

Apesar dos obstáculos, a Tesla mantém uma forte presença no mercado consumidor chinês, incentivada por políticas de subsídios para a compra de veículos elétricos e híbridos no país.

A China ainda tem como meta ter uma frota de carros movidos por energias renováveis até 2035, sendo um mercado estratégico para a Tesla, que opera uma gigafábrica em Xangai, sua primeira fora dos Estados Unidos, responsável pela entrega de 947 mil veículos em 2023, segundo relatos da agência de notícias estatal Xinhua.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link