
No desdobramento do caso envolvendo a morte de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, em uma agência bancária em Bangu, no Rio de Janeiro, um mototaxista que auxiliou no transporte do idoso e um motorista de aplicativo que o levou até o local prestaram depoimentos à Polícia Civil, afirmando que o idoso estava vivo quando chegou ao shopping.
De acordo com o mototaxista, que ajudou a colocar Paulo no carro por volta das 12h20 de terça-feira (16), o idoso ainda apresentava sinais vitais. Ele afirmou que Paulo “ainda respirava e tinha força nas mãos” quando foi colocado no veículo. Já o motorista de aplicativo relatou que, durante o desembarque, o idoso chegou a segurar a porta do carro, sugerindo alguma atividade física por parte dele.
Esses depoimentos corroboram a versão apresentada pela defesa de Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha do idoso, indicando que Paulo teria chegado vivo à agência bancária. Erika, que tentava realizar o saque de um empréstimo em nome do tio, foi detida após funcionários do banco estranharem a aparência do homem e um médico do SAMU constatar sua morte ainda no local.
Mulher leva idoso morto para sacar empréstimo em banco no RJ
➡️ Na gravação, ela chama o homem de tio e pede que ele assine um documento. A mulher foi levada à delegacia, onde presta esclarecimentos sobre o caso pic.twitter.com/Qf9YJeml5c
— UOL Notícias (@UOLNoticias) April 17, 2024
“Acreditamos na inocência da Erika. Temos testemunhas de que o senhor Paulo chegou vivo à agência bancária. Embora tenha sido, de forma prematura, declarada a morte por uma emergência dos bombeiros e do Samu, isso será contestado. Estamos aguardando também a resposta do IML. Também temos provas documentais do abalo emocional da Erika”, afirmou Ana Carla de Souza, advogada da sobrinha de Paulo, em entrevista ao Uol.
Segundo o relato do motorista de aplicativo, a corrida foi acionada por volta das 12h26 de terça-feira. Ele afirmou que ao chegar na casa de Erika, o idoso estava na companhia da sobrinha, que pediu ajuda para colocá-lo no veículo. Durante o trajeto até o shopping em Bangu, onde a agência está localizada, nada de estranho foi observado pelo condutor.
Um vídeo obtido pela Record, ainda no estacionamento do shopping, mostra que o idoso aparentemente estava vivo ao sair de um carro de aplicativo em direção ao shopping. Na gravação, é possível ver Paulo mexendo a cabeça sem o auxílio de Erika, embora já apareça muito debilitado.
Aparentemente o Tio Paulo saiu do carro que levou ele para o banco vivo.
As imagens do lado de fora da agência mostram, entretanto, ele com a cabeça caída.
Hoje no @ICLNoticias disse que esta era a linha da defesa: ele morreu no meio do caminho.
— William De Lucca (@delucca) April 17, 2024
Erika Nunes afirmou em depoimento que o empréstimo de R$ 17 mil, que tentava obter em nome de Paulo, seria utilizado para comprar um aparelho de TV e realizar uma reforma na casa do idoso. No entanto, sua intenção foi questionada pela polícia, que a autuou em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver.
Após dois dias detida, Erika passará por audiência de custódia nesta quinta-feira (18), enquanto as autoridades continuam a coletar evidências e depoimentos para esclarecer os fatos.