Lula relembra PEC aprovada no governo Dilma em Dia da Empregada Doméstica

Atualizado em 27 de abril de 2022 às 14:28
Lula relembra PEC aprovada no governo Dilma
Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o Dia da Empregada Doméstica, comemorado no nesta quarta-feira (27), no Twitter. Ele relembrou a emenda constitucional nº 72, aprovada no governo de Dilma Rousseff que garantiu direitos à categoria

Lula afirmou ainda que “teve gente que não gostou”. Na época, o então deputado, Jair Bolsonaro (PL) foi o único parlamentar contrário à aprovação da PEC, em 2013. Ao votar contra, Bolsonaro alegou que a posição foi tomada por preocupação com a possibilidade de demissões de domésticas.

Veja a publicação de Lula

“Hoje é dia da empregada doméstica. O Brasil não estava acostumado a ver empregadas serem tratada com respeito e direitos, como jornada de 8 horas, salário nunca inferior ao mínimo, férias e 13º. Teve gente que não gostou, mas a escravidão acabou faz tempo”.

Os direitos trabalhistas, como férias, folga e horas extra, começaram a ser implementados pela Lei Complementar nº 150, de 1º/6/2015, a qual define como empregado doméstico quem presta serviço de forma contínua, no âmbito residencial do empregador, por mais de dois dias na semana.

A emenda constitucional nº 72 ampliou os direitos da categoria, como registro na carteira de trabalho, vale transporte, salário-mínimo, férias, feriados, e seguro-desemprego.

No Brasil, o trabalho doméstico foi um dos mais atingidos com a pandemia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, a categoria somava 6,9 milhões de pessoas, passando para 4,9 milhões até o fim de 2020. Cerca de 92% são mulheres e 65% delas se identificam como negras.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link