Texto-base do Marco Temporal é aprovado na Câmara; projeto segue para o Senado

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 20:26
Placar da votação no Congresso. Reprodução

Por 283 votos favoráveis contra 155, o o texto-base do projeto de lei que institui o marco temporal foi aprovado em Brasília.

Marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. De acordo com a proposta, somente poderão ser reservadas áreas que já eram ocupadas por indígenas no dia da promulgação da Constituição de 1988.

Além do Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) também está discutindo o assunto, gerando um debate acalorado entre ruralistas e povos indígenas.

Indígenas guaranis bloqueiam rodovia dos Bandeirantes em protesto contra o projeto de lei do marco temporal. Foto: Reprodução

A tese surgiu em 2009, em parecer da Advocacia-Geral da União sobre a demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima, quando esse critério foi usado.

A votação do projeto tem gerado protestos por parte dos povos indígenas em diversas cidades.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência desse projeto, com 324 votos a favor e 131 contrários. O projeto seguirá para votação no Senado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link