The Fall: a série mais viciante segundo infográfico da Netflix. Por Luísa Gadelha

Atualizado em 10 de junho de 2016 às 21:30

Captura de Tela 2016-06-10 às 21.23.05

A Netflix divulgou essa semana um infográfico no qual analisa o hábito de seus usuários diante das séries de TV. Dividiu-o em dois extremos: de um lado, as séries para devorar – são aquelas mais viciantes, que os telespectadores assistem rapidamente, como Sense8, Hemlock Grove e, no topo, The Fall. No outro extremo estão as séries para saborear, as que são vistas mais lentamente, como Narcos e políticos House of Cards.  

The Fall, a série que mais vicia os assinantes da Netflix, é um drama policial produzido pela BBC irlandesa. O enredo parece trivial, mas o segredo do vício está nos detalhes. Resumindo, podemos dizer que um serial killer atua em Belfast, na Irlanda do Norte, assassinando mulheres bonitas e bem-sucedidas. Para ajudar a polícia no caso, uma renomada detetive inglesa é convocada.

O inusitado está na personalidade tanto da detetive quanto do assassino em série. A heroína, Stella Gibson, é uma autoritária mulher de meia-idade (Gillian Anderson, a Dana Scully de Arquivo X). O assassino, Paul Spector (Jamie Dornan, que protagoniza o galã de 50 Tons de Cinza), é um pai amoroso e marido dedicado, que divide as tarefas domésticas com a esposa, além de trabalhar como psicólogo especializado em traumas, o que deixa a trama mais intrigante.

Paul representa o que há de mais forte na misoginia: escolhe suas vítimas a dedo, pela formosura e pureza, e trata-as como bibelôs após matá-las: lhes dá banho, pinta suas unhas, arruma seus cabelos. Devota-se a elas com uma espécie de carinho travestido.

Por outro lado, Stella é a personificação de uma personagem feminista: com mais de 40 anos, num ambiente majoritariamente masculino, onde é o tempo todo questionada pelo seu trabalho enquanto policial, destaca-se pela ousadia ao desafiar seus colegas. Além disso, desde o primeiro episódio descobrimos que Stella gosta de sexo casual com rapazes mais jovens.

Personagens complexos à parte, outro fator que faz o espectador grudar na tela é a dupla caçada: não só Stella está focada em descobrir quem está por trás dos assassinatos quanto Paul parece fascinado em jogar com a policial impetuosa. Sentimos uma espécie de tensão entre os dois, mesmo sem se conhecerem. Nos vemos tomados por uma ânsia de saber quem encontrará quem primeiro.

As duas primeiras temporadas de The Fall, disponibilizadas na Netflix, são curtas, totalizando 11 episódios (5 na primeira e 6 na segunda). A BBC confirmou a terceira temporada como a última, por enquanto sem previsão de estreia.