Quer saber como é o bastidor de uma redação — de verdade? Veja Newsroom

O novo seriado da HBO mostra, sem velhos clichês, os bastidores de uma redação jornalística

O âncora Will McAvoy produz seu programa apesar dos obstáculos pessoais, comerciais e corporativos

Por conta da habitual demora que sofremos no Brasil para poder assistir às séries internacionais de sucesso, The Newsroom só estreou no último fim de semana na HBO nacional. Mas não é hora de reclamar e, sim, de comemorar a chegada de mais uma ótima opção na programação televisiva daqui.

O antiga slogan do canal vem se tornando cada vez mais verdadeiro: Não é TV. É HBO.  Foi assim com Mad Men, Boardwalk Empire e, agora, The Newsroom.

Grandes atores e diretores vêm mostrando interesse nesse movimento de migração do cinema para a televisão, em que canais como a própria HBO e Showtime parecem dar uma liberdade aos criadores para poderem inventar historias e mundos interessantes que não é dada pelos grandes estúdios de cinema. Como disse Scorsese sobre Boardwalk Empire, hoje a TV possibilita um desenvolvimento de trama e personagem impossível de se alcançar no cinema.

The Newsroom mostra os bastidores de um canal de notícias americano, o fictício Atlantis Cable News (algo como a Globo News). A série não poderia ter saído de mãos melhores – ela é assinada por Aaron Sorkin, que também criou The West Wing e foi vencedor do Oscar pelo roteiro de A Rede Social. Junto com ele está Scott Rudin, o único produtor a ganhar um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony na carreira.

O produtor Scott Rudin já ganhou um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony na carreira

Para criar o conceito do seriado, Sorkin vivenciou os bastidores de programas da MSNBC, CNN e Fox News. Decidiu tomar uma visão menos cínica da mídia, mostrando jornalistas que tentam fazer um programa sério e de qualidade, lidando com as dificuldades de atender aos interesses comerciais e políticos de uma emissora. Cada episódio gira em torno de um grande acontecimento – como a morte de Bin Laden, por exemplo – e qual a reação nos bastidores enquanto os jornalistas fazem a cobertura. É para atiçar os olhos de qualquer jornalista ou pessoa interessada nos bastidores da mídia e manipulação da informação.

Sorkin, apesar de trabalhar como produtor executivo, assina o roteiro trabalhando com uma grande equipe de escritores que basicamente só fazem pesquisas e sugerem ideias. O episódio piloto foi dirigido por Greg Mottola, diretor de Superbad e Adventureland. No elenco, como já era de se esperar, há grandes nomes, com Jeff Daniels vivendo Will McAvoy, âncora do noticiário.

Já em seu nono episódio nos Estados Unidos, The Newsroom demorou para chegar ao Brasil. Mas agora que está aqui, vai fazer este jornalista que vos escreve remarcar a sinuca de domingo para segunda-feira, para poder assistir à serie nas noites (mais exatamente às 20h) de domingo.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!