Thiago Amparo desmascara publicação de Holiday sobre cotas: “Fake news”

Atualizado em 30 de abril de 2022 às 19:41
Foto de Thiago Amparo com barba, olhar sério, óculos d egrau e cabelo preto. Ele é negro e há uma estante de livros ao fundo.
Thiago Amparo disse que Fernando Holiday “propaga fake news”. Foto: Reprodução / CNN

O vereador e pré-candidato a deputado federal Fernando Holiday (NOVO-SP), afirmou de forma errônea nas redes sociais que uma criança branca e pobre não tem acesso ao sistema de cotas no Brasil. A postagem foi criticada por internautas e corrigida pelo advogado e professor Thiago Amparo, que acusou o vereador de propagar fake news.

Na publicação, Holiday afirmou que encontrou na rua, em um semáforo, uma “criança branca, loira e com olhos azuis pedindo esmolas”. Ele disse que essa situação o deixou de “coração partido”, mas “por outro lado, surgiu outra indignação: para essa criança, NÃO EXISTE COTA!”, escreveu o vereador.

Vereador foi criticado e acusado de propagar fake news

Em resposta à publicação, diversos internautas corrigiram a postura de Fernando Holiday e explicaram que pessoas que se encontram nesse perfil socioeconômico têm direito ao sistema de cotas brasileiro.

“Existe cota sim. Você sabe que existe. E olha que tô torcendo pra que você saiba e esteja só fazendo mais um aceno pro teu público. Porque caso você não saiba, Deputado… Aí o problema é BEM maior de um congressista que desconhece as ações afirmativas do próprio país”, postou a ex-nadadora Joanna Maranhão.

A vereadora do PSOL em São Paulo, Luana Alves, questionou o tuíte feito pelo colega. “Fernando, espero que você tenha acionado os serviços da rede de Assistência Social dessa região. Podemos fazer isso como parlamentares. Os serviços podem garantir que a criança acesse a escola pública, de forma que ela terá sim direito às cotas pelo critério social”, escreveu.

Já Thiago Amparo, advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que Holiday “propaga fake news”.

“Oi, @FernandoHoliday , desenhei aqui para ficar mais fácil entender que você propaga fake news sobre sistema de cotas no Brasil. Existem sim cotas para brancos pobres, via cota para escola pública, via subcota pra baixa renda”, escreveu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link