Tim, Vivo e Claro suspenderão o acesso ao X a partir da meia-noite de sábado (31)

Atualizado em 30 de agosto de 2024 às 22:27
Tim, Vivo e Claro vão atender a determinação de Moraes e suspenderão o acesso ao X. Fotomontagem

As principais operadoras de telecomunicações do Brasil, Vivo, TIM e Claro, informaram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que irão bloquear o acesso ao X no país a partir da meia-noite deste sábado (31).

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, confirmou ao Uol que “esse é o plano” das empresas. A Anatel é responsável por notificar as operadoras sobre a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

O bloqueio foi determinado pelo ministro após a empresa de Elon Musk descumprir a legislação brasileira, que exige que empresas estrangeiras mantenham um escritório no Brasil.

O X encerrou suas operações no Brasil, acusando o ministro de ameaçar prender seus representantes por não cumprirem ordens de impedir que acusados de atentarem contra a democracia utilizassem a plataforma.

Como antecipado pela coluna, cerca de 20 mil operadoras e provedores de internet foram notificados para cumprir a decisão.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou uma multa de R$ 50 mil para qualquer pessoa que acessar o X utilizando VPNs.