Lava Jato gerou perda de R$ 120 bilhões no faturamento das empresas. Por Aloizio Mercadante

Atualizado em 28 de junho de 2018 às 5:01
Desempregados tentam entrar no mercado de trabalho

POR ALOIZIO MERCADANTE

O Brasil ficou menor com o golpe, que é um completo fracasso econômico, social, político e moral. O governo sem votos de Michel Temer é um anão diplomático e implantou uma política de arrocho fiscal permanente, com a PEC 95 de teto declinante dos gastos públicos e cortou investimentos em programas sociais, o que gerou restrições severas ao crescimento. Junto com isso, estão comprometendo os investimentos futuros, com a privatização dos recursos estratégicos do pré-sal e com restrições ao acesso ao crédito público, por meio do esvaziamento do papel dos bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa.

Além disso, temos os impactos econômicos da Operação Lava Jato. Como não foram adotadas medidas protetivas para as empresas investigadas, tivemos a perda de R$ 120 bilhões de faturamento e a falência de 601 empresas no setor da construção civil, em 2016.

A retomada da economia do Brasil dependerá da reconstrução de um amplo mercado interno de consumo de massa e na volta do crédito e investimentos públicos. Para isso, é imprescindível derrotar o golpe e seus representantes e eleger um governo com credibilidade, respaldo popular e que devolva o protagonismo internacional do país e a autoestima do povo.

Todos nós sabemos que, como indicam todas as pesquisas, a liderança capaz de reunir todas essas características e fazer o Brasil voltar a crescer e o povo ser feliz de novo se chama Lula. Então, Lula livre, Lula Lá e Sempre 13!