“Tivemos que descer, com medo que pegasse fogo”: Lula relata falha em caça da FAB no Pará

Atualizado em 3 de outubro de 2025 às 8:50
O presidente Lula – Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (3), o presidente Lula (PT) relatou que enfrentou um problema em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) antes de decolar, durante viagem ao Pará. O chefe de Estado disse que, após a situação, foi agradecer à Nossa Senhora de Nazaré na Basílica Santuário de Belém.

Em entrevista à TV Liberal, o presidente contou que o defeito ocorreu em um caça da FAB que o levaria a Breves, no arquipélago do Marajó. “Ontem eu fui na matriz, eu fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, porque ontem aconteceu um outro problema comigo no avião”, afirmou.

Segundo Lula, a falha aconteceu ainda em solo, o que evitou riscos maiores. “Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo”, declarou.

Após o defeito, a comitiva seguiu viagem em um avião modelo C-97 Brasília, que levou o grupo até a agenda prevista. “E aí nós fomos numa Brasília, num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora”, completou o presidente.

Não é a primeira vez que Lula enfrenta problemas técnicos em voos. Em outubro de 2024, durante viagem oficial ao México, o avião presidencial VC-1 teve uma falha logo após decolar, obrigando a aeronave a dar 50 voltas no ar, durante quase cinco horas, até pousar em segurança.

Na ocasião, Lula e a comitiva precisaram retornar ao Brasil em um avião reserva. Após revisão, o VC-1 voltou a ser utilizado, mas o episódio levou o presidente a declarar que a Presidência deve adquirir uma nova aeronave, o que ainda não foi concretizado.