“Toda a Lava Jato será anulada”, admite Dallagnol

Atualizado em 30 de abril de 2022 às 16:06
Deltan Dallagnol
Deltan Dallagnol
Foto: Reprodução/Gazeta

O ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, admitiu nas redes sociais que “toda a Lava Jato será anulada”, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski anular decisões da juíza Gabriela Hardt.

Veja a seguir

Pelo andar da carruagem, toda a Lava Jato será anulada em pouco tempo. A alegação de Lewandoswki é de que houve “flagrante abusividade e ilegalidade” nos atos da juíza federal Gabriela Hardt. Mas a verdade é que, no Brasil, abusivo e ilegal mesmo é processar pessoas poderosas por corrupção e lavagem de dinheiro.

Lewandowski decidiu na quinta-feira (28) que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para julgar o caso Torre Pituba, ação com maior quantidade de réus da Lava Jato do Paraná. O ministro anulou todos os atos proferidos pela juíza substituta de Moro, Gabriela Hardt, no processo e remeteu o caso à Justiça Eleitoral.

A decisão foi tomada no mesmo dia em que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou oficialmente seu entendimento de que o ex-presidente Lula (PT) foi vítima das arbitrariedades e da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

Em sua decisão, o ministro afirma que houve “flagrante ilegalidade e abusividade dos atos praticados em desfavor” do ex-presidente da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) Luís Carlos Fernandes Afonso. Lewandowski também diz que caberá à Justiça Eleitoral decidir sobre o eventual aproveitamento das provas já coletadas, visto que as decisões da ex-juíza foram todas anuladas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link