Toffoli agenda acareação entre Vorcaro, diretor do Banco Central e ex-presidente do BRB

Atualizado em 24 de dezembro de 2025 às 13:04
O ministro do STF Dias Toffoli. Foto: Divulgação

O ministro do STF Dias Toffoli marcou para a próxima terça-feira (30) uma audiência de acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A acareação ocorrerá no âmbito de um inquérito que apura suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e o BRB. Além dos dois, Toffoli convocou o diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Ailton de Aquino.

Toffoli é relator do caso no STF, que tramita sob sigilo. A marcação foi confirmada pela defesa de Paulo Henrique Costa e também pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo as informações publicadas, a acareação não foi solicitada pela Polícia Federal e a decisão partiu do ministro.

Daniel Vorcaro, CEO do Banco Master. Foto: Divulgação

Vorcaro e o ex-presidente do BRB são investigados por supostas fraudes relacionadas a papéis vendidos pelo Banco Master ao banco estatal. As apurações estão sob responsabilidade da Polícia Federal.

Segundo a PF, o Banco Master teria emitido Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com promessa de remuneração de até 40% acima da taxa básica de mercado. De acordo com a corporação, o esquema pode ter movimentado cerca de R$ 12 bilhões.

Daniel Vorcaro foi preso em novembro e solto dias depois por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Paulo Henrique Costa foi afastado da presidência do BRB no dia 18 do mesmo mês. As investigações seguem em andamento.