Top 10 regras para trading bem-sucedido em 2018

Atualizado em 28 de agosto de 2018 às 9:27

Top 10 regras para trading bem-sucedido em 2018

O trading é a arte de negociar a curto prazo e movimentar-se facilmente nos mercados financeiros. Essa estratégia tornou-se moda nos últimos anos, embora tudo esteja cercado por uma lenda urbana que diz que você pode ficar rico trabalhando só algumas horas por dia. No entanto, comprar e vender ativos com o objetivo de obter lucro pode ser uma profissão muito mais estressante do que centenas de pessoas imaginam.

Embora, graças ao maior acesso à Internet que existe hoje, qualquer pessoa possa praticar a negociação a partir do conforto de sua casa, os benefícios reais são um filtro tangível entre aqueles que sabem o que fazem e aqueles que não sabem

1. A tendência é sua amiga

Ter o olho treinado para reconhecer uma tendência no minuto zero, é uma habilidade muito importante e uma grande vantagem de mercado para todo profissional do trading. Aderir às tendências de alta é muito mais fácil do que aderir a aquelas que descem, mas ficar estável é ainda pior. E se o que você quer é ir contra uma tendência (que também é respeitável), o fundamental será entendê-la da melhor maneira possível, para tirar o máximo proveito dela.

2. Conhecimento é a chave, mas não é tudo

O treinamento é sempre a melhor opção, o trading é uma carreira que precisa de muito treinamento, desde que a ideia seja não perder dinheiro em pouco tempo. Ter conhecimento técnico permite um melhor desempenho e uma melhor leitura dos índices de mercado, mas não é necessário aprender toda a análise técnica do mundo. Passar anos pesquisando e tentando encontrar técnicas muito sofisticadas só nos fará perder tempo e, com isso, a possibilidade de ganhar muito dinheiro.

Imagem por Burak Kebapci de Pexels

3. Perder também é ganho

No dia a dia de qualquer profissional financeiro, a possibilidade de perda permanece latente mesmo nos melhores momentos. Perder é algo estigmatizado em nossa sociedade, parece que o mundo acaba quando algo ruim acontece. O certo é que estar errado é inevitável, mas o erro nos permite novas aprendizagens futuras. O importante é ter um horizonte claro e ser flexível conosco mesmos enquanto passamos por essa busca.

4. O bem não dura para sempre

Para muitos analistas, o negociador vencedor é aquele que sabe como se adaptar ao mercado. Não existe um método vencedor e será importante não operar sempre da mesma maneira. Se uma técnica se mostrou boa, não significa que sempre funcionará, o mercado está em constante evolução e temos que agir de acordo com o que se observa.

5. Um longo caminho para o sucesso

Conseguir um bom desempenho é um longo processo, nada acontece da noite para o dia, mesmo em mercados financeiros tão voláteis. A melhoria contínua será o seu melhor aliado e o bom é que depende exclusivamente de si mesmo. Uma sólida estrutura de trabalho a longo prazo oferece a lucratividade consistente que qualquer trader espera alcançar.

6. Proteja o futuro

“Para ganhar, você tem que guardar”, uma frase que ouvimos de mais de uma avó. E quanto ração elas terão, que no mundo das negociações, retirar um mínimo “x” da porcentagem de seus ganhos anuais será a melhor maneira de proteger seu futuro. Não é sobre ter medo do que virá, é sobre inteligência e previsão.

Imagem por Vojtech Okenka de Pexels

7. Simples, e pouco saudáveis, técnicas de sobrevivência

Para muitos recém-chegados, a norma da cabeceira é comprar baixo y vender acima, mas esta regra acredita a sobrevivência, mas não nos dará muitos frutos. É importante que o trader compre o que se mostra mais forte e venda o que denota fraqueza. Dessa forma, você adquire o que tem maior probabilidade de aumentar e gerar ainda mais benefícios.

8. Um plano alternativo será seu ás na manga

A análise detida será um dos seus melhores aliados. Toda vez que você está prestes a mergulhar no mercado financeiro, não faça uma negociação até que tenha esmigalhado completamente. E isso inclui ter esboçado anteriormente, planos B, C ou D antes de contingências inesperadas. O plano mais comum é definir um “stop loss”.

9. Má sorte, vejo você mais tarde

O risco ruim pode bater na porta de qualquer trader, quando você está em um mau momento, deve fechar todas as posições e deixar suas ideias e intuição se acalmarem por alguns dias. Mas quando a boa sorte está do seu lado, aumente o tamanho da posição e aproveite os bons sinais do mercado.

10. Suas próprias regras

As regras dos outros podem ser suas regras também, mas é importante que você encontre o que funciona melhor com o seu perfil de trader. Pesquise todos os dias para aprender com suas operações e desenvolver seus próprios princípios comerciais.