Torcedores de esquerda do São Paulo se manifestam em apoio a Lula: “No primeiro turno”

Atualizado em 20 de julho de 2022 às 8:28
Grupo do Bloco Tricolor Antifa em manifestação na Av.Paulista
Foto por: Reprodução

O Bloco Tricolor Antifa, grupo de são paulinos suprapartidários de esquerda, se manifestou em prol da campanha do PT. O Antifa elenca as razões pelas quais manifesta o apoio ao ex-presidente Lula nas eleições de 2022. Leia:

A leitura que o Bloco Tricolor Antifa faz neste ano eleitoral atípico, é que se trata de um ano eleitoral conturbado, desafiador e ameaçador da Democracia Nacional.

Desde 2016 vivemos golpes contra a democracia e contra a classe trabalhadora e desde 2018 vivenciamos sérias ameaças antidemocráticas desde que o genocida passou a liderar as pesquisas eleitorais de 2018, o que torna o processo eleitoral de 2022 um momento crítico, determinante para a manutenção da democracia e primordial para a reconstrução das instituições democráticas que sofrem ataques cotidianos da corja bolsonarista que chegou ao poder pelos mesmos mecanismos democráticos que a atacam.

Temos críticas às eleições burguesas, porém não há nenhuma possibilidade de uma ruptura que trouxesse participação e poder popular imediato para derrubar as forças neoliberais incrustradas na República pluripartidarista, burguesa e excludente de nosso país

O mandato genocida de Bolsonaro foi responsável pela pior gestão da pandemia de acordo com especialistas do Brasil e do mundo, causou um estrago imenso na confiança e cobertura vacinal do país, levando milhares de pessoas a desacreditar das vacinas, provocando baixa na porcentagem de vacinação contra sarampo e poliomielite, por exemplo.

Povos indígenas estão sendo exterminados, perdendo suas terras para o garimpo ilegal. Amazônia e Pantanal estão sendo devastados enquanto o agronegócio caminha a passos largos com as canetadas que liberaram centenas de agrotóxicos e destroem o país.

Inúmeras famílias foram despejadas, e a vinda de um Chicago Boy (pois Paulo Guedes entregou o país ao neoliberalismo nefasto que ceifa vidas) trouxe muitas famílias novamente à insegurança alimentar nas filas de ossos em todo o país (a qual já tinha sido extinta no Brasil anos atrás). Famílias estas, que sem poder de compra, sobrevivem em um dos maiores períodos inflacionários de nossa história republicana, sem nenhuma perspectiva de melhora.

Bloco Tricolor Antifa em manifestação contra Bolsonaro. Foto por: Reprodução

Minorias sofrem ataques cotidianamente baseadas em ódio canalizado pelos setores conservadores e religiosos fundamentalistas do país. A existência de pretos, periféricos, LGBTs e indígenas é cotidianamente atacada e ameaçada. Diante de tudo isto, é extremamente vital o fortalecimento da luta contra o bolsonarismo pelas vias democráticas.

Obviamente gostaríamos de uma candidatura pura de esquerda, porém compreendemos que o momento necessita de alianças articuladas com setores que combatemos e discordamos. Geraldo Alckmin normalizou diversos ataques contra a classe trabalhadora durante seu governo marcado pela violência contra professores, contra estudantes, pelo massacre em Pinheirinho, pela violência policial contra pretos e pobres nas periferias do Estado de São Paulo e por todas as dificuldades que a classe trabalhadora passou durante seus mandatos.

Contudo, defendemos o voto em Lula mesmo tendo o Alckmin como vice, pois não vislumbramos outra saída viável para a atual conjuntura. No entanto, não nos isentamos da responsabilidade e importância de fazermos uma construção de pautas que entendemos essenciais do campo da esquerda se esta for a chapa eleita.

Precisamos garantir, antes que mais nada, a manutenção e continuidade de nossa democracia, que hoje sofre ameaças e ataques todos os dias pelo genocida e sua corja.

Reiteramos também a importância de elegermos governadores, deputados estaduais e federais, assim como senadores de esquerda, alinhados com a classe trabalhadora e que defendam a Constituição Federal e legislem pela ampliação de direitos, que garantam condições melhores para o povo brasileiro.

A LUTA agora é pra eleger o Lula no PRIMEIRO TURNO, isso feito, certamente estaremos dia a dia atentos e cobrando os passos progressistas dele e do seu vice Alckmin.

Grupo de são paulinos apoiadores do ex-presidente Lula. Foto por: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link